É caótica e preocupante a situação dos rios que cortam a cidade, principalmente o João Mendes, na Região Oceânica, que percorre oito quilômetros de extensão desde a divisa do Engenho do Mato com Várzea das Moças até desembocar na Lagoa de Itaipu. Com as chuvas de verão e os rios tomados pelo lixo as inundações são inevitáveis.
A última vez que a prefeitura limpou esse importante rio foi há três anos, com o apoio do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A limpeza foi feita pela Administração da Região Oceânica em apenas 1,5 mil metros a partir da foz. O mais grave é que a prefeitura tem um serviço de Limpeza de Rios e Canais, que era eficiente quando comandado pelo trabalhador Vítor Viana, que foi afastado e depois morreu. Ele se preocupava com o Rio João Mendes, principalmente por ele cruzar área urbana e sujeito a receber todo tipo de detritos.
A prefeitura deveria fazer o desassoreamento do Rio João Mendes de quatro em quatro meses, para manter sua calha livre, evitando transbordamentos e inundações nas casas às suas margens.
Não é só esse rio, as ruas também, algumas por algum interesse foram asfaltada e outras ruas paralelas a prefeitura ignorou, exemplo é a rua Antônio Luiz Saião em Itaipu Niterói.
Parece que absurdamente a Prefeitura de Niterói , desde a prisão do prefeito , está literalmente parada e abandonada !!! O que assumiu ainda não arriou as malas , espera uma definição jurídica da situação do prefeito preso , para começar a governar com sua equipe de confiança !!! ENQUANTO ISSO ……………………………………………….
Olá Gilson
Este rio passa aqui próximo de minha casa.
Ele quando enche, despeja água aqui na avenida três, no loteamento Serra Grande
E as casas correm sério risco de alagamento.
Por que motivo a Prefeitura não cuida deste rio, ele é um rio que merece todo cuidado, perincipalmente colocando as casas das pessoas em risco.
Não é só o Rio João Mendes,na mesma situação encontram-se todos os rios da Região Oceânica. Todos desaguando nas lagoas de Piratininga e Itaipu.
Pobre cidade! Parece que a população que mora aqui, salvo alguns que tem amor por Niterói, não está aí para a sujeira que jogam em qualquer lugar. É triste ver o descaso não só dos órgãos públicos, como também do povo. Um pouco de zelo pelo bem comum é necessário, pois as consequēncias desse descaso irá gerar doenças.
Prezado Gilson, é verdade, venho batendo contra o abandono da região oceânica, uma administração falha, cheia de erros, obras inacabadas, só respondem reclamações quando falamos que será feito pedido via MP, um total descaso e abandono, claro, não considerando áreas de interesse pessoal e de amigos. Uma prefeitura refém de bandidos, sendo que um já está no lugar certo, presídio de Bangu.