Os moradores de Niterói estão pagando mais R$ 0,30 nas passagens de ônibus do que os do Rio, depois de uma decisão do Tribunal de Justiça, em ação movida pelo Ministério Público, com o apoio do prefeito Crivela que disponibilizou as planilhas de cálculo das tarifas e o MP pode constatar a existência de dados incorretos nas informações prestadas pelas empresas de transporte de passageiros.
As tarifas de ônibus não pesam somente no bolso dos passageiros, mas também no do empregador e da dona de casa, que têm que desembolsar o vale transporte.
O MP de Niterói deveria adotar o mesmo procedimento do Rio, entrando com uma ação para verificar as planilhas aprovadas pela prefeitura para justificar o cálculo da tarifa de R$ 3,90 que aumenta o caixa das empresas que formam os dois consórcios de transporte no município, pois ninguém entende por que o niteroiense é obrigado a pagar a maior passagem de ônibus do país por percursos curtíssimos.
Dou quatro exemplos, do Centro a São Domingos, ao Ingá, à Boa Viagem ou à Ponta d’Areia ou ao Ponto Cem Reis, o passageiro não pode pagar mais caro do que do Centro do Rio a um subúrbio da Zona Oeste.
De quebra, poderia-se rever também a tarifa dos ônibus inter-municipais entre Niterói e Rio. O que justifica mais de 8 Reais? Caríssimo!
Sempre achei isso ridículo… as tarifas de ônibus do Rio e Niterói serem iguais, quando em Niterói rodamos MUITO menos…
O mesmo preço que eu pago do centro do Rio até a Barra da Tijuca (34 km), pago para ir do centro de Niterói até Icaraí (pouco mais de 2 km)…
Que cálculo é esse???
Frederico, a tarifa é alta sim, mas quem vai de Itaipu ao centro de Niterói paga o mesmo valor. A tarifa sendo única beneficia as empresas que fazem trajetos curtos e prejudica as empresas que fazem grandes trajetos.
Mas essa discussão é salutar e Niterói merecia uma administração mais comprometida com o trabalhador que sai todo dia de casa para ganhar o seu sustento.