Quem passa pela Rua Miguel de Frias e vê um gramado verdinho, tendo ao fundo uma sede em estilo clássico, não imagina que há 123 anos, no mês de agosto, os ingleses fundaram a Rio Cricket and Athletic Association para praticar o críquete (em inglês: cricket), um desporto que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o ano de 1566. Nem que foi nesse campo onde jogadores de futebol deram os primeiros chutes na bola, no antigo Estado do Rio de Janeiro.
O clube dos ingleses disputou o primeiro Campeonato Carioca de Futebol em 1906. O time ficou em terceiro lugar. De toda a história do Rio Cricket, seu maior craque foi o tricampeão mundial Leonardo.
A entidade continua com o mesmo espírito futebolístico, com as suas tradicionais escolinhas para crianças e as peladas de fim de semana, cujas vagas para entrar nos times são bastante disputadas.
Alguns costumes ao longo desses muitos anos foram se transformando, como o chá das senhoras inglesas às quintas-feiras no Salão Cristal, que hoje tem o nome de Lady Di.
As brasileiras deram continuidade aos encontros, sem chá, mas com um joguinho de buraco acompanhado por refrigerantes e biscoitos, mantendo o espírito de distração e camaradagem.
Festa adiada para 2021
O Cricket recebe clubes coirmãos para partidas amistosas com o time da casa. Ali já estiveram craques da seleção brasileira que gostavam de ficar no varandão de frente para o gramado. Dentre eles Zizinho, Jair Marinho, José Maria, Altair e outros que vinham esporadicamente bater bola, como Garrincha.
Com as restrições impostas pela Covid-19, Marcos Flavio Cortes, presidente pela 15ª vez, para não deixar o aniversário do clube em branco, foi para o meio do gramado e abriu hoje (21/08) um champanhe.
O presidente anunciou a transferência, para 12 de março de 2021, do show do cantor romântico italiano Luciano Bruno.
Muitos anos de vida para esse clube, um bonito cartão postal da cidade.