Se as barreiras sanitárias têm o poder de deter a pandemia do coronavirus, por outro lado prejudicam atividades econômicas e transtornam o trânsito, como acontece desde cedo nas vias principais da Região Oceânica, nesta sexta-feira ensolarada (04/09).
Na Estrada Francisco da Cruz Nunes, guardas municipais faziam uma demorada triagem dos veículos que poderiam prosseguir para as praias oceânicas. Somente moradores que comprovassem residência podiam passar. O trânsito parou até a descida da Serrinha, na altura das concessionárias de automóveis. O nó era grande nos cruzamentos, onde nenhum guarda orientava o trânsito.
Os restaurantes estabelecidos depois das barreiras ficaram praticamente às moscas. O estágio Amarelo 2, de isolamento social decretado pela prefeitura, permite o funcionamento das casas de pasto, mas as instaladas no caminho ou nas praias de Piratininga, Itacoatiara e Itaipu só podem receber moradores vizinhos, autorizados a passar pelas barreiras.
Outra contradição do dito gabinete de crise do prefeito Rodrigo Neves, que diz estar amparado por pareceres técnico-científicos: pisar na areia está proibido das 13h às 16h. Bem quando restaurantes da praia de Itaipu deveriam servir o almoço.
As barreiras sanitárias vão continuar até 30 de setembro nas entradas de Niterói e no acesso às praias oceânicas, segundo determinou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública já multou mais de mil estabelecimentos por não cumprirem os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. E cerca de mil pessoas foram multadas por não usarem máscaras nos últimos quatro meses.
Ao mesmo tempo em que decreta proibições em nome da ciência, endinheirada pelos royalties do petróleo a administração municipal distribui auxílios a trabalhadores e pequenos empresários. Tolerados pela legislação diante do apelo emergencial criado pela pandemia, em um ano eleitoral esses óbolos estariam proibidos, pois poderiam se confundir com a compra de votos.
Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…
Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…