New here? Register. ×
×

Remadoras em tratamento de câncer de mama abrem Outubro Rosa em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:18 do dia 30 de setembro de 2022
Sobre: Rede D'Or apoia
  • canoa havaiana
30set
Equipe Rosas Va’a disputa campeonato estadual de canoa havaiana

Um grupo de remadoras de canoa havaiana, formado por mulheres que fazem tratamento ou que já enfrentaram algum tipo de câncer de mama, vai singrar neste sábado (01/10) as águas da Praia de Charitas. O evento abre a campanha Outubro Rosa deste ano, promovida pelo Oncologia D’Or, e servirá para mostrar como a prática desse esporte pode ser importante para fortalecer o físico e autoestima de mulheres que convivem com a doença.

As remadoras formam a equipe Rosas Va’a, do clube He Hei Va’a, sediado em Charitas. Inicialmente, elas se iniciaram na canoa havaiana como uma atividade de promoção à saúde, mas deu tão certo que atualmente a equipe disputa o Campeonato Estadual de Canoa Havaiana. Ainda neste sábado, a Oncologia D’Or realiza palestras motivacionais, campanhas de conscientização, bem como ações de incentivo à prática esportiva e ao benefício da competição.

Para o diretor da Oncologia D’Or, Marcus Vinicius J. dos Santos, a equipe do He Hei Va’a transmite uma mensagem fundamental de que a vida não deve parar após o diagnóstico de um câncer e de que é possível continuar sua rotina e desenvolver novos projetos.

– No dia que marca o início da campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, é muito bom poder apoiar uma iniciativa que compartilha o exemplo dessas mulheres que formam a equipe Rosas Va’a. Que elas possam encorajar mais pessoas que também enfrentam algum tipo de câncer – afirma Marcus Vinicius.

O médico ressalta que a prática da atividade física é um importante aliado na prevenção à doença, bem como pode contribuir para amenizar os efeitos de tratamentos oncológicos, desde que realizados sob orientação especializada.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|