Publicidade
Notícias

Região Oceânica alaga com obras malfeitas e rios sem manutenção

Publicidade

Não precisa chover muito forte para moradores da Região Oceânica viverem horas de angústia, aflição e prejuízo. Sem poder entrar ou sair de suas casas, veem a água destruir móveis e eletrodomésticos, como aconteceu no último fim de semana.

A responsabilidade pelos estragos, dizem os moradores, é da Prefeitura de Niterói que, quando realiza alguma obra de drenagem, ela é insuficiente para resolver o problema. Rios, canais e bueiros sem manutenção agravam a situação.

O presidente do Centro Comunitário da Região Oceânica (CCRON), experiente e competente engenheiro Gonzalo Peres, uma vida inteira dedicada à preservação dos bairros oceânicos, aguarda desde 2009 o resultado de um inquérito do Ministério Público em que pedia providências junto ao município para acabar com o transbordamento do Rio da Vala. Toda vez que chove, o rio que tem nascente no Vale Feliz, transborda e inunda casas nas Ruas Senador Vasconcelos Torres e Isabel Bolckam, no Maravista.

Já na localidade de Santo Antônio, os empreiteiros contratados pela prefeitura colocaram aterro em cima dos ralos, causando enorme alagamento nas Ruas Nicanor e Siney Corrêa. Ali a água invadiu as residências.

No Engenho do Mato, como sempre acontece na Estrada São Sebastião, os moradores foram obrigados a aguardar a água baixar para poder entrar ou sair das casas.

Gonzalo Pérez diz que, há anos, o CCRON vem lutando para que as obras tenham planejamento e qualidade, mas o que se tem visto é marketing eleitoral. Basta observar os serviços executados e a qualidade da pavimentação das ruas, diz o engenheiro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

8 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade