A iniciativa faz parte da campanha social “CHN mais vida – nosso coração bate mais seguro em Niterói”, implantada pelo CHN desde 2018 e que foi inspirada em um modelo de Seattle, nos Estados Unidos – a cidade está entre as mais seguras do mundo, com o melhor resultado no atendimento de parada cardiorrespiratória que ocorre fora de hospital.
O cardiologista Rafael Vilanova, coordenador do projeto, ressalta a importância de acionar os serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros ou o SAMU.
O objetivo da campanha do CHN é treinar gratuitamente funcionários de várias instituições, públicas e privadas, que trabalhem em locais com grande circulação de pessoas – como clubes, academias, shoppings, padarias, terminais rodoviários e de barcas –, em técnicas de Suporte Básico à Vida (BLS sigla em inglês). O curso também inclui treinamento em ações de reanimação em casos de parada cardíaca com manejo de desfibrilador. Além disso, o hospital instala o DEA e se responsabiliza por sua manutenção.
Desde o início dessa ação social, o CHN já capacitou mais de 600 guardas municipais e está treinando, atualmente, os policiais militares da cidade – mais de 200 já passaram pela capacitação. O Clube Naval Charitas, em Niterói; o complexo esportivo Tio Sam, em Camboinhas; e a XFUSION Academia, em Icaraí, também já receberam o treinamento e tiveram seus equipamentos instalados.
Ilza Fellows, diretora-geral do CHN, diz que “como instituição de saúde, é nosso compromisso zelar pela segurança, bem-estar e qualidade de vida dos niteroienses e dos moradores do entorno. Por isso, em breve, a campanha chegará à Região Oceânica, a São Gonçalo, a Alcântara e arredores. Como temos o DNA da cidade, vamos permanecer investindo de forma ampla e para vários públicos na saúde da região.”
Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…
O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…