Em protesto contra a suposta agressão de um segurança a um adolescente que vendia balas do Plaza Niterói, um grupo de ambulantes invadiu a Praça de Alimentação quebrando louças e cadeiras. Clientes correram assustados, largando o lanche na mesa, e algumas lojas fecharam as portas na tarde de ontem (13).
O Plaza acionou o 12ºBPM (Niterói), que reforçou o policiamento no local. Segundo a PM o grupo era formado por onze ambulantes, que tentavam se confrontar com os vigilantes do shopping. Eles teriam se revoltado depois que o menor de idade foi afastado. Em março, outro shopping, o Bay Market também foi invadido por vendedoras de balas.
Em nota, o Plaza diz que, “a respeito das ações de vandalismo registradas na tarde desta terça-feira na Praça de Alimentação, o shopping informa que repudia qualquer ato de violência e age de modo a garantir a segurança de seus clientes e colaboradores”.
A administração do Plaza acrescenta, ainda, que “o shopping segue funcionando normalmente”, e ressalta que suas equipes de segurança “recebem treinamento intenso e frequente a fim de proporcionar um ambiente de tranquilidade e conforto a todos os frequentadores”.
Infelizmente daqui a pouco o Plaza vai ser igual a banco, o acesso de pedestre vai ser controlado por portas giratórias.
Olha essa situação é muito incomoda, é realmente desagradável ser abordado inúmeras vezes por essas pessoas, entendo que é forma de trabalhar e buscar o seu sustento, mas não é o ambiente para o produto que querem vender.
Uma coisa é fato, eu não gosto e muitos também não, mas alguns compram senão eles não estariam ali.
Voltei a morar e Niterói depois de quase 10 anos vivendo fora e há 3 semanas atrás, quando fui ao plaza shopping me senti muito constrangida por ser abordada por vendedores de balas dentro das lojas, como Renner, Riachuelo e Leader.
Acho válido quem não tem um emprego trabalhar como ambulante, mas é constrangedor ser abordada dentro de uma loja de shopping.
Eu estava com meu hambúrguer na mão pronto para dar aquela mordida me para o cara pedido pra comprar a bala dele e dar um pedaço do hambúrguer para ele… perdi a fome dei o lanche todo e fui embora.
Horrível esses vendedores de bala no shopping plaza. Em um andar fui interpelada por pelo menos 10 deles, no shopping tifo pelos uns 30. Está insuportável! Vc se sente culpada por estar fazendo suas compras e eles dentro das lojas vem pedir pra vc comprar e se vc diz que não quer ainda escuta que vc tem dinheiro sim e pode dar um trocado pra eles. Eu acho que não deveriam permitir a entrada deles! Vc senta na praça de alimentação pra fazer sua refeição e vem pelo menos 3 ou 4 vender as balas.
O shopping tinha que colocar uma placa dizendo que era proibido vendedor ambulante pois o shopping é um lugar que tem lojas que pagam seus impostos e vem um monte de gente(um povo fortinho,que pode arrumar um trabalho ao invés de querer obrigar as pessoas a comprarem coisas que que não queremos,passam usando os perfumes da Renner,muito constrangedor vc estar comprando alguma coisa é vc achar que está segura e não está pois eles nos afrontam!
Infelizmente eles estão se multiplicando pq tem gente que dá o dinheiro ou compra a bala … Se não tivesse mercado pra eles ali dentro iriam com certeza pro sinal ou outro lugar. É tenso, eu não compro e nem dou dinheiro, pelo menos em Niterói tem vários tipos de assistência para pessoas de baixa renda ou moradores de rua. O poder público tem q fazer a parte deles pois pagamos já impostos.
É isso mesmo! Nós, como clientes, nos sentimos indignados. Não podemos olhar nenhum produto em nenhuma loja que você é interpelado por vários. Já fiz várias reclamações ao Plaza sobre esse assunto.
O ridículo é você ir para o shopping pensando em ter um pouco mais de segurança, não ser abordado por ambulantes o tempo todo a exemplo do que ocorre na rua. E vemos essa situação esdrúxula, de vendedores concorrendo com os lojistas dentro do shopping. Daqui a pouco seremos abordados na porta de casa.
Infelizmente temos que passar por essas situações.
Qual é lugar no RJ que você tem paz.
Que. Deus abençoe tenha piedade de nós.
É isso que eles querem. Que o cliente ofereça todo no lanche pra eles. Tudo premeditado.
Tem que dá madeirada mesmo. São vagabundos travestidos de ambulantes. Deixa um celular dando sopa na mesa …
Acredito que existe algo além dessa investida de jovens vendendo balas nos shoppings. Já fiz algumas abordagens com alguns deles, orientando p/que eles ousem mais na vida. Não se deixem acomodar numa atividade que não vai lhe trazer crescimento e além do que estão sendo adestrados para virarem massa de manobra social. Essa atitude da população em dar $ ou comprar as balas não promove esses jovens. Condena-os cada vez mais à margem da sociedade.
Endosso o comentário de q o poder legislativo precisa se posicionar em relação a presença dos ambulantes nos shoppings. A insegurança hoje é mto grande, e aquele é um ambiente controlável, diferente das ruas, sendo assim medidas p inibição do acesso, precisam ser tomadas. Pagamos impostos e taxas mto altas, para sermos intimidados e confrontados.
Realmente um absurdo, tem que ser reprimido!!
Vendo esta reportagem e lendo alguns comentários, fica claro que já passou da hora do poder legislativo discutir este tema e fazer uma lei, ou alterar alguma já existente a fim de dar amparo legal aos vigilantes e policiais para a retirada destes vendedores do shoppings. Incluindo ainda a responsabilidade do conselho tutelar e dos pais em casos de reincidência.
Como muitos disseram, procuramos o shopping, principalmente por segurança e tranquilidade. Pagamentos caro pelo estacionamento e mais caro nos produtos e não merecemos ser incomodados.
Sem falar dos lojistas que pagam altíssimos alugueis e sofrem está concorrência desleal.
Só faltava uma ocorrência como esta para concluirmos que Niterói virou uma “terra de ninguém”. Ausência de um sistema de segurança pública pública eficaz, lojas comerciais fechando, postos de saúde precários, educação básica longe do ideal etc. Tudo isso, nas barbas da autoridade municipal
Cada loja em shoping é cara, na base de $25 000.00, então é preciso vender pra se sustentar dentro de um shoping, ai todo aquele que quebra, essa cadeia, gera conflito..
Shopping não é lugar de camelô, as crianças tem que vender os seus produtos no lado de fora do shopping e os pais é que tem que trabalhar!
E o que faz o prefeito de Niterói?
E o que faz o Conselho Tutelar de Niterói?
E o que fazem os pais desses menores?
Então nós podemos fazer alguma coisa e defender os lojistas do Plaza comprando o barulho deles e baixando o cacete nesses vendedores ambulantes!
Se o pessoal do bem se juntar coloca esse pessoal do mal para fora, nem que seja a base de uma vara!
Acho q o problema já existe, pq o próprio plaza ou os shoppings, não fazem um trabalho para aproveitar esses jovens ou ter um programa social para encaminhá-los?
Se for por esse lado, também vou fazer quebra-quebra para arrumar um emprego.
Ninguém que trabalhar sabe porque muita gente alimenta essas pessoas vai no extra um bando de mulheres que pode muito bem trabalhar mais prefere renovar a frota com filhos porque quanto mais pequeno ganha ainda tem os auxílios do governo que elas recebem. Já o shopping esse supostos vencedores de bala pode até vender mais a maioria fica pedindo nas mesas coagido os clientes é os seguranças não pode fazer nada . Uma pergunta cada o conselho tutelar de Niterói poderia fazer uma ronda nessas áreas pra ver a verdadeira realidade o que está acontecendo
Pensei a mesma coisa!!!! Esses ambulantes já estão abusando demaisssss!!!! Querem trabalhar, tudo bem, agoraaaaa sem prejudicar o trabalho dos outros!!!! É muitooo caro pagar o aluguel de uma loja num shopping!!!! E shopping não é lugar para ambulantes!!!!
Concordo plenamente
Na verdade o problema já existe sim e apoio todo e qualquer trabalho de inclusão social para jovens adultos idosos, mas aí fica a pergunta, eles querem participar desses programas? Perguntem a eles se eles querem a maioria não quer e preferem ficar soltos nas ruas, a maioria recebe algum auxílio bolsa alguma coisa que para eles já está bom falo isso porque já vi muitos falarem isso comigo
Não é o shopping o responsável e sim o poder público, que deveria ter projetos para esses jovens. Aliás o lugar de criança e adolescentes é na escola.
Ninguém tem olhos para essas pessoas.
É. Com esse pensamento de pobrezinho. O país está assim
E constrangedor mesmo esses ambulantes, na rua agente fica ate inseguro. Imagina dentro do Shoping. Um absurdo o shoping permitir a entrada desses ambulantes
Constrangedor e alguém chegar pra te assaltar, trabalho jamais vai ser constrangedor. Vender balas e trabalho, concordo que dentro de shopping não é lugar afinal todas as lojas e quiosques pagam pra administrações o direito de estarem em seus estabelecimentos funcionando.
Tudo bem que eles precisam vender. Mas algumas vezes são muito impertinentes quanto a venda e as vezes um pouco agressivo. Esse momento de pausa deve ser de paz não de caos, se não é melhor comer em casa mesmo.
Concordo carlos, alguém lembra da denominação, ” oficce boy , mensageiros ou carteira de trabalho do menor, aquelas verdinhas” o menor podia trabalhar a partir dos 14 anos e era obrigado a frequentar o Senac ou senai dentro do horário de trabalho por até 2 horas. Não existia vagabundos, moradores de rua , assaltos., as unicas bolsas de existiam era acessórios pessoais e bolsas de estudos. Hoje infelizmente é o que estamos vendo e convivendo, só leis para a baderna.
O shopping deve fazer essa tentativa, mas não muita, imagina o mimimi, a globo vai adorar, falar logo que é racismo
Crianças não tem que trabalhar mesmo não, lugar de crianças não é nas ruas vendendo nada e sim na escola! A responsabilidade de sustentar as criança é dos pais!
E além disso também existe o programa “Jovem aprendiz” onde os jovens que estiverem estudando podem trabalhar com todos os direitos trabalhistas.
Mas eles acham o caminho da escola difícil e seguem pelo que eles consideram melhor, por estarem soltos e livres nas ruas sem compromissos.
O Shopping Plaza é o único que permite essa prática absurda. Somos absurdos em todos momentos por ambulantes vendendo balas e também por moradores de rua pedindo o seu lanche. O Plaza Shopping não é um shopping seguro
Bom Dia
No Bay Market tem tmb, eles além de vender balas, pedem lanche e o copo do BK pra ele beberem refrigerante.
Meus queridos, bom.dia, porém muitos não tem nem o que comer em casa e como vão sobreviver. É melhor trabalharem do que assaltarem e viverem na vagabundagem, assaltando. Hoje o menor não pode trabalhar por é escravo. Eu nasci numa geração que precisava trabalhar cedo, não existia esse negócio de exploração. Agora tudo é motivo para vondenar os pais. A propria sociedade e de políticos corruptos criam bandidos e marginais porque não dão empregos a estes mais vulneráveis.
Então,
Eu concordo sim, que no shopping não é local de vendas ambulantes. Como tb concordo que a segurança do plaza deve respeitar melhor seus clientes e pessoas independente de suas vestimentas, cor de pele, orientações e de como comporta-se caminhando ou andando no shopping. A segurança está presente é para ajustar e conter movimentos difíceis onde pessoas decidem por não colaborar com os bons desempenhos e costumes das regras sociais onde aplica à moral. Eu e a minha mãe fomos constrangidos por um segurança de cor branca e olhos claros usava de um equipamento quando aconteceu esse fato, que o possibilitava locomover-se pelo shopping, onde o mesmo ficou fazendo uma espécie de ronda entorno de mim e dela. Fazia informações, de falas no fone de uso que acredito ser do trabalho pessoal dele, certamente, era falas da minha aparência e dela, características. Ao sair do shopping liguei para à polícia e pedi informações como devo proceder em casos como esse. Informado pela polícia, posso contactar uma viatura para ao local.
Concordo em não permitir vendedores ambulante no shopping, infelizmente alguns não aceitam não como resposta e tbm não respeitam o trabalho dos seguranças do shopping. Concordo com a proibição.
“O DIA QUE O MORRO DESCER E TIVER CONFUSÃO…”, letra de um famoso samba brasileiro.
Valeu Gorila! Grande lembrança desse hino da revolução brasileira!
O abismo social gerado por governos neoliberais e neofacistas vai ser preenchido com a mesma violência com que foi criado.
“Não há efeito sem causa.”
Entendo aqueles que pensam estar ajudando, e para atender a estes, talvez o shopping poderia pensar em separar um pequena área onde alguns vendedores cadastrados pudessem ficar e os que quiserem ajudar, que se desloquem até esta área.Acho que a maioria não vai querer se deslocar até lá e que a maioria dos vendedores também não vão querer ficar.
Mas pode ser uma alternativa.
É um absurdo. Ambulantes em shopping deveria ser proibido. Familiares são abordados enquanto fazem suas refeições de forma às vezes até agressiva por esses ambulantes. Alguma coisa tem que ser feira gom urgência.
Engraçado. Menor de idade é proibido trabalhar, se uma empresa emprega um menor, vem os políticos dos DIREITOS HUMANOS e caem de PAU.
Aí os Pais põe pra vender balas dentro do Shopping e em sinais de trânsito, aí pode!!!
HIPÓCRITAS.
Crianças não tem que trabalhar mesmo não, lugar de crianças não é nas ruas vendendo nada e sim na escola! A responsabilidade de sustentar as criança é dos pais!
E além disso também existe o programa “Jovem aprendiz” onde os jovens que estiverem estudando podem trabalhar com todos os direitos trabalhistas.
Mas eles acham o caminho da escola difícil e seguem pelo que eles consideram melhor, por estarem soltos e livres nas ruas sem compromissos.
Chega ser um incomodo esse pessoal incomodando o trabalho e o lazer das pessoas que frequentam o shopping e outra, menos aonde? Tudo galalau, sabem o que estão fazendo e até mesmo intimidando quem está lá, a ADM devia coibir isso.
A Administração deve endurecer com esses desordeiros. Dentro de um Shoping não é ambiente para ambulantes venderem suas bugingangas de origem suspeita. Chama a polícia.
Por várias razões deveriam proibir vendas de ambulantes no shopping, além do inconveniente,a aproximação é feita muitas vezes de forma agressiva e assustadora,mas principalmente porque muitas lojas pagam para vender os mesmos produtos ,isso é falta de respeito com os lojistas e clientes.
É MUITO DESCONFORTÁVEL, SER ABORDADO POR VENDEDORES AMBULANTES NO SHOPPING.
MUITO DESAGRADÁVEL. AINDA MAIS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO.
Acho um absurdo. Vc procura o shopping para ter segurança e fazer um refeição calma e sem interrupções. Não só empurram as balas pra vc comprar como tbm pedem alimentos, remédios e dinheiro. Acabaram com o Bay Market agora é a vez do Plaza. O Oliva ficou todo destruído.
Queria ver se fosse vc passando fome ,dependendo de vender umas bolas pra levar arroz pra casa , estão trabalhando, não roubando,só aconteceu isso por causa da forma truculenta do segurança que tratou o outro
Meu caro, dentro do shopping é proibido fazer comércio, com exceção dos lojistas é claro, que são aqueles que pagam altos aluguéis e altos impostos.
O problema do brasileiro é não querer aceitar ou não cumprir regras. Mas tem sempre alguém para passar a mão na cabeça, sempre com alguma desculpa, seja a fome, a pobreza, a deficiência, a velhice, a doença, etc.
Ninguém está proibindo eles de trabalharem, apenas o local que eles querem trabalhar é que está errado.
Eu estou deixando de frequentar o Plaza principalmente por este motivo. O estacionamento é outro roubo. Estou indo para o Rio, fico o mesmo tempo que no Plaza e pago a metade do valor de estacionamento e ainda não tem ninguém me abordando pra comprar guloseimas ou dar trocados. Em Brasília tem shopping que tem até estacionamento gratuito em alguns dias da semana. Mas Niterói é a Beverly Hills brasileira… não sei pra quem! O niteroiense precisa sair da caixinha e descobrir outros lugares, pra poder ter um parâmetro e ver o que realmente é bom e o que não é.
Eu acho muito errado os Ambulantes incomodar as pessoas que vão para o shopping pra se distrair,lanchar…. eles a maioria das vezes são inconvenientes.
Sejamos francos: esses ambulantes incomodam muito! Alguns são abusados e até agressivos. Claro que tenho pena desses meninos estarem nessa situação deprimente, mas dentro do shopping não é lugar para eles venderem suas mercadorias, ainda mais sem educação. Há mais ou menos 1 mês, presenciei um deles pedindo comida a uma senhora que estava com o filho na mesa ao lado da minha na praça de alimentação. Ela disse que não e ele insistia dizendo que tinha fome e que ela era rica e podia dar comida pra ele. Um segurança tirou o menino de lá depois de muita insistência, mas ele saiu gritando: “vc e seu filho vão morrer gordos e feios”. Foi constrangedor. Total falta de limites.
TENSO!
Mas o motivo da briga foi esse, é proibido é o ambulante foi advertido é convidado a se retirar do interior do SPG, só que esses ambulantes são abusados é a confusão começou ai.
Podem trabalhar fazendo entrega de ifood ganham dinheiro sem depender de vender balas. Atualmente pouca gente como balas ,evita açúcar e ninguém sabe procedência e como é feito armazenamento dessaa balas.
Melhor ensina los a fazer entregas pelo ifood
Dinheiro rápido e certo sem incomodar ninguém
DIAS PIORES VIRÃO….ISSO NÃO É NADA.
Eles tem a rua inteira pra vender mas vão pros shoppings pq querem afrontar.
Falta, sim, politicas educacionais mas isso vem de há muito tempo…
Esse é o reflexo de um Governo que dá benefícios, mas não dá uma profissão. Se as iniciativas do Governo pensassem na população e não em votos teriam menos pedintes, subemprego, bicos e esse tipo de situação não seriam tão comuns.
Infelizmente está tudo muito difícil.
Pagamos um estacionamento caro, e pagamos um preço diferenciados para ter uma ” certa” segurança.
E um Monte de ambulante atrás para vender e insistências. E desconfortável.
Se o shopping é o diferencial das lojas de rua. Tem q ter providência; uma lei.
Se pagámos impostos de que nos dá segurança e conforto para compramos.
Desagradável passar por isso, eu estava comendo uma Pizza outro dia no Plaza e do nada um cheiro fortissimo de xixi tomou conta do ambiente , até
que vimos um morador de rua parado ao lado do balcão da Pizzaria por muito tempo e os seguranças perto não fizerem nada, talvez por causa dos defensores, sabemos bem como é, já vi garoto roubando a C&A ,saindo pela porta ao lado e os seguranças não puderam fazer nada, mais tivemos que largar tudo e ir embora porque não tinha comer ali.
Fui no Plaza num outro dia e vi um menor que estava vendendo bala zombando de um segurança. O segurança estava montado num daqueles “patinetes” e o garoto tentou subir atrás do segurança. Daí ficou se escondendo atrás do pilar fazendo o segurança de bobo. Eles incomodam as pessoas exatamente na hora em que estão fazendo as refeições. Acho que ali não é o local pra isso e, na minha opinião, o shopping deve coibir esse tipo de assédio aos clientes.
O plazza é um estabelecimento privado, porém aberto ao público para geração da economia e empregos e possui uma segurança bastante exemplar.
Em relação aos vendedores ambulantes com jeitinho e sem agressão consegue enviar esse tipo de constrangimento aos clientes que fazem parte da geração da economia.
Se há 15 atrás tivéssemos tratado o termo “combate à pobreza” com mais seriedade e sem jogada de marketing político, talvez, hoje estaríamos com melhores resultados e menos jovens desorientados.
Quando vou ao PLAZA vejo esses ambulantes oferecendo doces aos cliente na Praça de Alimentação,nos corredores,e dentro das lojas.
Eles incomodam os clientes que estão com suas famílias fazendo refeições e podem até furtar algo deles e das lojas.
Dentro das lojas são os seguranças particulares que os seguem sem incomoda-los.
Por norma do PLAZA os seguranças tem que segui-los em duplas para garantir que não incomodem os clientes.
Vejo que alguns deles são abusados e chegam provocar os seguranças com piadas.
Os seguranças são obrigados a segui-los de perto como se fossem “anjos da guarda”.
Os seguranças precisam ter muito controle emocional para não entrar em choque com os ambulantes!
Por lei os ambulantes e até pedintes tem o direito de entrar nas instalações públicas do shopping e usá-las.
Uma situação que não tem solução e fácil de se repetir!
Triste realidade!
O que acontece com esses jovens é a falta de planejamento dos governantes, cadê as secretaria de educação, assistência social e outros órgãos para tomarem providências urgentemente.
Eles estão preocupados com outras coisas….
Vivemos tempos muito difíceis. Temos que colocar essas crianças na escola.
Mas nós mesmos, ao vermos tanta miséria, tanta necessidade social, somos levados (até por amor e respeito ao próximo) a darmos esmolas, alimentos etc. etc. acabamos por ajudar a que crianças sejam levadas a preferência das ruas, aos bancos escolares.
E a educação que realmente “salva vidas”, fica “pra depois”. Quem sabe um dia esse país consiga trazer conhecimentos e responsabilidade a esse povo tão carente. Por enquanto estamos nas promessas.
Prezado Antônio Lopes, suas palavras me fazem lembrar o Mestre Darcy Ribeiro que em 1982, criou os CIEPs !!! Escolas essas em tempo integral, com todas as alimentações, praticas esportivas, reforço escolar, o qual as crianças e adolescentes voltariam para suas comunidades de banho tomado ,para dormir,, afastando desse modo a convivências com a violências, além de um futuro melhor para as novas gerações das periferias !!!
O projeto inicial seria de 500 CIEP para mil crianças cada um !!! Mas a elite e a imprensa reacionária, fizeram ampla campanha contra o projeto, chegando ao ponto de calcularem o custo de cada aluno, sem nunca calcularem com os custos dos acautelados !!!
Também foi o Mestre Darcy, que no mesmo ano de 1982, diante da pressão contra os CIEPs, que previu que no futuro, as elites morariam em campos de concentrações, cercadas de esquemas de segurança !!! Mas ou menos que vivemos hoje !!!!,
Perfeito, o projeto dos CIEPs foi duramente combatido pelas elites e imprensa reacionária,
Meu amigo realmente foi ótimo e ainda é mas depois que inventaram bosta família,vale gás etc… De 1988 pra cá veja como a população aumentou sem nenhum planejamento. Hoje tem garotas de 14 anos com 2 filhos isso é pra quê? Nossos jovens estão vivendo de sub- emprego ex,: entregador,moto boy e adultos vivendo de Uber,99 e entregador de lanches. E vai piorar pois as leis não estão funcionando a ficar dos honestos e as empresas e indústrias estão saindo fora do Brasil.
Boa tarde !!
Eu estava presente . Comemorando o aniversário da minha mãe . Não houve , truculência do segurança. O jovem sabia que não pode vender nada no local . Infelizmente a vida está muito difícil , mais esses meninos são agressivos . Há excessões . Simplesmente Robinho aqui de Niterói 🇧🇷🇧🇷
O que não falta é câmera de vigilância dentro e a volta do shopping, se houve agressão, pode ser comprovado. Podem ter pedido para se retirar e ele ñ o fez, então os seguranças são realmente obrigados a usar a força na medida necessária, hipócrita quem ficar condenando. O todos sabem que dentro do shopping ñ pode ambulante, por que foi vender lá dentro??
Retrato de uma sociedade merda, que vivem em um mundo paralelo que fica chamando de absurdo aí isso aí aquilo. E viram as costas pra realidade e que se foda os outros isso não era nem pra existir se tem tanta riqueza no mundo porque existe gente passando necessidade financeira ou com falta de cultura e excluso. Infelizmente shopping é lugar de gente estúpida que vivem em uma bolha comparando coisas inúteis e carissimas alimentando a desigualdade, gente vazia com um discurso falso sobre amor.
Isso é consequência de uma sociedade merda e hipócrita. Esse monte de comentários ridículos de pessoas que querem maquiar miséria e viver em mundo paralelo.