New here? Register. ×
×

Protesto contra unidade de saúde infestada de ratos interdita o trânsito no Fonseca

Escrito por Gilson Monteiro às 11:12 do dia 1 de setembro de 2023
Sobre: Descaso total
  • Protesto na Alameda, Niterói
01set
Usuários e profissionais da Rede de Saúde Mental de Niterói protestam na Alameda São Boaventura, no Fonseca

Usuários e profissionais da Rede de Saúde Mental de Niterói interditaram uma faixa de trânsito da Alameda São Boaventura, na manhã desta sexta-feira (01), em frente à unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSad). O prédio está fechado há semanas devido a uma infestação de ratos, além de contar com péssimas instalações.

Os manifestantes pedem materiais básicos para atender situações de urgência e a contratação de mais profissionais. Reclamam da falta de transparência da gestão da unidade a cargo da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (Fesaúde), mantida pelo município, que em 2022 gastou R$ 103 milhões dos cofres públicos.

Comissão de Saúde quer saber o que é feito de orçamento milionário em Niterói

O CAPSad Alameda existe há 19 anos em Niterói, e funciona como um serviço de saúde que oferece cuidado à população que faz uso prejudicial de álcool e outras drogas. Segundo os manifestantes, a unidade vem sofrendo com o descaso da Fesaúde, a empresa responsável pela gestão do serviço.

Há meses o CAPSad funciona com parte de seu muro quebrado. A sala de cuidado utilizada pela equipe de enfermagem para atender crises e urgências (situações que podem levar a morte) está repleta de mofo por conta das infiltrações, além de todo material estar contaminado por fezes e urina de ratos. A unidade de saúde passa por uma grave infestação de ratos nas últimas semanas, e pouca coisa foi feita pela empresa, que chegou a enviar profissionais sem qualificação para tentar resolver o problema.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

9 thoughts on “Protesto contra unidade de saúde infestada de ratos interdita o trânsito no Fonseca

  1. Esse prefeito de Niterói não faz nada pela saúde e muito menos pelo o povo. O negócio dele é obras da Emusa.

  2. É muito ruim em todos os aspectos, não tem material para trabalhos manuais de artesanato. Falta tudo mal administrado mal coordenado e muito insalubre. As pessoas ficam lá batendo cabeça, não tem atividades para as pessoas que procuram o CAPS AD do Fonseca.

    1. O descaso do governo continuísta é visivel. Muitos gastos para os redutos eleitoreiros. (Região Oceânica e Zona Sul). Só falta pintar os asfaltos de branco. No hospital Orencio de Freitas há falta de tomógrafo. O paciente precisa ser deslocado para outro hospital para se submeter ao exame. Pergunto: e quando o paciente não pode ser deslocado por causa do seu estado crítico de saude. Se sobreviver levará meses? Hoje os equipamentos de imagem vão ao paciente. Portanto chega a ser criminoso para o administrador municipal não prover o hospital do tomógrafo e o da ressonância magnética.Nao é ele e nem seus parentes que vai para o hospital Orêncio de Freitas…A recepção do Orencio de Freitas fica paredes e meia com a cozinha. Qd o menu é peixe fica a fedentina. Na entrada os cachorros nós recepciona. Teto mal conservado, etc. Enquanto isso os veículos desfilam diariamente por alguns asfaltos que parecem tapetes… O governo de Niterói tem saído muito bem nas fotos de inaugurações pela cidade. Sorriso largo…Saúde não é despesa Sr prefeito. Saude é direito basico e amplo, para não ficar no básico. Pois geralmente só fica nas condições mínimas. “Isto é uma vergonha”.

  3. É lamentável a saúde no nosso município, prefeitura entregando tudo as associações sociais para aniquilar o Sus vergonhoso o abandono que encontramos nas Upas e hospitais. 😞😞😞

  4. Temos uma rede de atenção em saúde mental no Município com história de investimento e empenho de profissionais no cuidado aos seus usuários. Na contramão do desinvestimento da prefeitura, da Secretaria de Saúde, que vende a ilusão de excelência, mas sucateando os serviços.
    Não podemos nos calar diante de tanto desrespeito!

  5. Realmente é lamentável. Trabalhei na FMS de Niterói como Servidor e no cargo de Agente de Controle de Zoonoses. Uma das nossas funções era justamente o controle de roedores. Nunca tivemos reclamações, muito pelo contrário. Saí em 2006 porque passei em outro concurso. A reportagem tem razão, quem está no comando quer sucatear o SUS para depois colocar estas empresas mal qualificadas Algum interesse tem.. Triste.

  6. Boa noite !!!
    Ah minha Niterói . Só notícias triste sobre vc . deixou de ser criança , virou adolescente e cresceu . Se deixou levar por políticos corruptos , que te prostituem até hoje . Mas vc não aprende , é insaciável . Ano que vem , tem eleição . E vc se joga novamente nos braços deles .
    Sinceramente Robinho 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  7. É um projeto político do governo municipal de entrega do patrimônio público para as Organizações Sociais. O que estamos assistindo não é obra do acaso, é algo bem planejado e com finalidade de aniquilar o SUS para depois oferecer a solução “simplista” de transferência de recursos a iniciativa privada. É lamentável

Comments are closed.