Uma passeata com caravanas saindo da Zona Sul, Zona Norte e da Região Oceânica em protesto contra o fechamento do comércio parou o trânsito no Centro de Niterói, na manhã desta segunda-feira (12). Entre os manifestantes havia grande número de garçons e trabalhadores em restaurantes (veja o vídeo). De hoje até o dia 18 vigora a terceira prorrogação do decreto com medidas restritivas ainda mais duras para enfrentamento da Covid.
Do alto de um trio elétrico, um manifestante questionava: “Será que comida não é essencial para as pessoas?” E acrescentava: “A gente quer botar comida no prato das pessoas, a gente não quer roubar; deixa a gente trabalhar”. Um comerciante disse que a prefeitura deveria suspender a cobrança do IPTU, adiando para o ano que vem, como o prefeito Axel Grael já fez com o ISS. Disse que com seu restaurante fechado está pagando R$ 7.455,00 de IPTU. O diferimento do ISS de abril e maio beneficia somente os prestadores de serviço.
O prefeito de Niterói, depois de anunciar que tomaria medidas em conjunto com o Rio de Janeiro e Maricá, não seguiu a flexibilização adotada por essas cidades. Em São Gonçalo e Itaboraí o comércio também está funcionando. Moradores de Niterói estão fazendo compras nas cidades vizinhas.
O movimento organizado por comerciantes causou reflexos no trânsito nas avenidas Roberto Silveira, em Icaraí: Alameda São Boaventura, no Fonseca; além de na Praia de Icaraí, Amaral Peixoto, Jansen de Melo e Marquês do Paraná. Um grupo de manifestantes está concentrado na porta da Prefeitura de Niterói, na Rua Visconde de Sepetiba. Parte deles saiu a pé do Campo de São Bento e outro seguiu em carreata do Museu de Arte Contemporânea até o Centro.
A Prefeitura alega ainda estar muito elevada a taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI nos hospitais das redes pública e privada de Niterói. Segundo o prefeito Axel Grael, este índice está em 90%. Por isso, decidiu manter fechados os shoppings, comércio de rua, quiosques, salões de beleza e academias de ginástica. Também suspendeu o retorno às aulas do Ensino Fundamental, que deveria ocorrer hoje (12)
As padarias, lanchonetes e cafeterias podem vender seus produtos, mas está proibido o consumo no local, pelo menos até quinta-feira (15). Nest dia, novo decreto poderá permitir a reabertura ou mandar fechar tudo, dependendo dos indicadores da pandemia.
Os restaurantes, que estavam abertos até domingo, das 11h às 23h, ficam fechados de hoje até quinta-feira, quando poderá ser permitida a reabertura, dependendo da evolução da Covid em Niterói.
Os supermercados somente estão autorizados a vender alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza. Não podem vender itens de decoração, eletrodomésticos e celulares, por exemplo.
Sr Axel Groelândia o senhor é seus comandados estou recebendo os seus salários em dia e nos o que vamos fazer. Pelo amor de Deus deixe- o povo trabalhar.ou de dez por cento dos salários de vocês que não fazem nada para a população que estão sem comida e com as contas a pagar. Vou mandar as minhas para o sr.