Publicidade
Categories: Notícias

Promotor de Justiça ressalta em livro papel do MP no estado democrático de direito

Publicidade
O promotor de Justiça Rodrigo Guimarães e a capa do livro que vai lançar dia 13/11 na Amperj

O Promotor de Justiça Rodrigo de Figueiredo Guimarães vai lançar, na sede da Amperj, o livro “O Ministério Público como Instituição de Garantia Protegida pela Cláusula Pétrea”, em parceria com a Editora Lumen Juris. O lançamento será no dia 13 de novembro, às 18h, no restaurante da Amperj, no Rio.

Segundo Rodrigo Guimarães, o objetivo da tese é mostrar a essencialidade e fundamentalidade do Ministério Público para a manutenção do estado democrático de direito e, principalmente, para a observância e realização dos direitos fundamentais sociais e de liberdade.

“A questão principal da obra é conscientizar a sociedade acerca da importância do MP como órgão de garantia do Estado Democrático de Direito, instituição constitucionalmente vocacionada à realização, execução e defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. O órgão é essencial para fazer com que o Estado observe, respeite e execute os direitos fundamentais previstos na Carta Magna”, disse.

Ex-aluno do Abel, em Niterói, e formado pela Cândido Mendes, Rodrigo Guimarães tem mestrado em Direito Fundamental pela Universidade Clássica de Lisboa, além da experiência de cinco anos como delegado de polícia e 17 anos como promotor nas comarcas de Itaperuna, São Gonçalo, Pádua, Italva, Campos, Angra dos Reis, Volta Redonda, Cabo Frio, São Pedro de Aldeia e Saquarema, onde está atuando.

Para o diretor da Amperj Felipe Ribeiro, que escreveu a orelha do livro, “Rodrigo Guimarães demonstra os fundamentos segundo os quais o Ministério Público, como Instituição de Garantia do Estado de Direito, deve ser visto como órgão público protegido pelo instituto constitucional da cláusula pétrea, tudo com vistas a salvaguardar a própria noção de Estado de Direito, intimamente ligada à ideia de respeito e execução dos direitos fundamentais pelos Poderes Públicos”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade