Publicidade
Notícias

Professores mantêm greve e médicos têm salários atrasados em Niterói

Publicidade
Professores saem em passeata reclamando falta de diálogo com prefeito Grael

Professores e profissionais de Educação decidiram hoje (06/09) manter a greve nas escolas municipais. Também reclamando falta de diálogo e de atenção do prefeito de Niterói, Axel Grael, profissionais de saúde que trabalharam no atendimento a pacientes com Covid marcaram ato de protesto amanhã (07) para reclamar salários atrasados desde junho.

Rodrigo Neves, hoje candidato a governador do Estado do Rio, às vésperas de passar a prefeitura de Niterói para Axel Grael, em 2021, aumentou o salário do prefeito e dos secretários municipais. Em vez de atender aos profissionais de Educação e pagar os salários dos profissionais de Saúde, a prefeitura tem mais de 60 órgãos com status de secretaria, empregando cerca de seis mil comissionados.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (06) os profissionais da rede municipal de Niterói decidiram manter a greve, iniciada na semana passada. Depois saíram em passeata pelo centro da cidade reivindicando o pagamento do reajuste do Piso Salarial Nacional da Educação, cujo índice é de 28,9%, mas somente receberam da Prefeitura 8% de aumento.

Amanhã (07/09) será a vez do protesto dos profissionais de saúde que trabalharam no atendimento aos pacientes da Covid, mas estão com salários atrasados pela Prefeitura de Niterói. Segundo o Sindsprev/RJ, “mais uma vez o prefeito Axel Grael não cumpriu o compromisso empenhado e deixou de pagar os atrasados de julho e agosto”. Esse pagamento feito através de RPAs (Recibo de Pagamento de Autônomos) deveria ter sido realizado no último dia 2.

O Sindicato já enviou diversos ofícios solicitando o agendamento de audiência para cobrar do prefeito tanto o pagamento dos atrasados, quanto do FGTS dos que tiveram seus contratos Covid rescindidos, bem como a implantação da tabela salarial da saúde, além do fim do sucateamento e privatização do setor e a realização de concurso público.

Maria Ivone Suppo, diretora do Sindisprev, ressaltou que é crítica a situação dos profissionais RPAs ex-contratos covid que, há mais de dois meses sem receber, não têm dinheiro sequer para chegar ao trabalho. “O prefeito Axel Grael está jogando com a vida das pessoas que estão sem tem como pagar suas contas e comprar comida”, disse.

Os professores, por sua vez, vêm tentando negociar desde abril com a prefeitura, mas segundo Diogo Oliveira, da direção colegiada do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ – Núcleo Niterói (Sepe-Niterói), a prefeitura cancelou duas reuniões que foram marcadas. Na pauta de reivindicações, além do cumprimento do Piso Salarial Nacional da Educação para todos os professores e funcionários das escolas, pedem melhores condições educacionais para os alunos, incluindo distribuição de tablets com conectividade na internet, climatização das escolas e UMEI’s, e mais verba para materiais pedagógicos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade