New here? Register. ×
×

Professores mantêm greve e médicos têm salários atrasados em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 20:10 do dia 6 de setembro de 2022
Sobre: Secretarias têm de sobra
  • professores de Niterói
06set
Professores saem em passeata reclamando falta de diálogo com prefeito Grael

Professores e profissionais de Educação decidiram hoje (06/09) manter a greve nas escolas municipais. Também reclamando falta de diálogo e de atenção do prefeito de Niterói, Axel Grael, profissionais de saúde que trabalharam no atendimento a pacientes com Covid marcaram ato de protesto amanhã (07) para reclamar salários atrasados desde junho.

Rodrigo Neves, hoje candidato a governador do Estado do Rio, às vésperas de passar a prefeitura de Niterói para Axel Grael, em 2021, aumentou o salário do prefeito e dos secretários municipais. Em vez de atender aos profissionais de Educação e pagar os salários dos profissionais de Saúde, a prefeitura tem mais de 60 órgãos com status de secretaria, empregando cerca de seis mil comissionados.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (06) os profissionais da rede municipal de Niterói decidiram manter a greve, iniciada na semana passada. Depois saíram em passeata pelo centro da cidade reivindicando o pagamento do reajuste do Piso Salarial Nacional da Educação, cujo índice é de 28,9%, mas somente receberam da Prefeitura 8% de aumento.

Amanhã (07/09) será a vez do protesto dos profissionais de saúde que trabalharam no atendimento aos pacientes da Covid, mas estão com salários atrasados pela Prefeitura de Niterói. Segundo o Sindsprev/RJ, “mais uma vez o prefeito Axel Grael não cumpriu o compromisso empenhado e deixou de pagar os atrasados de julho e agosto”. Esse pagamento feito através de RPAs (Recibo de Pagamento de Autônomos) deveria ter sido realizado no último dia 2.

O Sindicato já enviou diversos ofícios solicitando o agendamento de audiência para cobrar do prefeito tanto o pagamento dos atrasados, quanto do FGTS dos que tiveram seus contratos Covid rescindidos, bem como a implantação da tabela salarial da saúde, além do fim do sucateamento e privatização do setor e a realização de concurso público.

Maria Ivone Suppo, diretora do Sindisprev, ressaltou que é crítica a situação dos profissionais RPAs ex-contratos covid que, há mais de dois meses sem receber, não têm dinheiro sequer para chegar ao trabalho. “O prefeito Axel Grael está jogando com a vida das pessoas que estão sem tem como pagar suas contas e comprar comida”, disse.

Os professores, por sua vez, vêm tentando negociar desde abril com a prefeitura, mas segundo Diogo Oliveira, da direção colegiada do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ – Núcleo Niterói (Sepe-Niterói), a prefeitura cancelou duas reuniões que foram marcadas. Na pauta de reivindicações, além do cumprimento do Piso Salarial Nacional da Educação para todos os professores e funcionários das escolas, pedem melhores condições educacionais para os alunos, incluindo distribuição de tablets com conectividade na internet, climatização das escolas e UMEI’s, e mais verba para materiais pedagógicos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Professores mantêm greve e médicos têm salários atrasados em Niterói

  1. RODRIGO NEVES & GRAEL NÃO ESTÃO NEM AI PARA O POVO ; EMBORA FALAM QUE GOVERNAM PARA O POVO.
    O FIM POLÍTICO DOS DOIS ESTA CHEGANDO AO FIM…VAMOS RENOVAR NITERÓI.
    RODRIGO ESCOLHEU ERRADO SEU SUBSTITUTO ASSIM COMO LULA SEU PADRINHO, ESCOLHEU DILMA.

Comments are closed.