New here? Register. ×
×

Professores de Niterói entram em greve cobrando piso que Grael não paga

Escrito por Gilson Monteiro às 15:13 do dia 30 de agosto de 2022
Sobre: Salários defasados
  • professores
30ago
Profissionais de educação protestam em passeata pelas ruas do Centro de Niterói

Professores vão entrar em greve amanhã (31/08), por tempo indeterminado, paralisando as aulas nas escolas da Prefeitura de Niterói. Reclamam ter recebido somente 8% dados pela prefeitura em julho, enquanto o Piso Salarial Nacional da educação a que tem direito teve como índice de reajuste 28,9%.

Rodrigo Neves, hoje candidato a governador do Estado do Rio, às vésperas de passar a prefeitura de Niterói para Axel Grael, em 2021, aumentou o salário do prefeito e dos secretários municipais. Em vez de atender aos profissionais de Educação, a prefeitura tem mais de 60 órgãos com status de secretaria, empregando cerca de seis mil comissionados.

Os professores vêm tentando negociar desde abril com a prefeitura, mas segundo Diogo Oliveira, da direção colegiada do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ – Núcleo Niterói (Sepe-Niterói), a prefeitura cancelou duas reuniões que foram marcadas. Pela falta de palavra e o descompromisso da gestão municipal com a Educação, as escolas serão afetadas pela greve a partir desta quinta. O Sepe-Niterói marcou para dia 6 de setembro uma nova assembleia de avaliação da greve.

A pauta de reivindicações do Sepe-Niterói para suspender a greve cobra o cumprimento do Piso Salarial Nacional da Educação para todos os professores e funcionários das escolas. Pede, ainda, a mudança de nomenclatura de merendeiras para cozinheiras. E mais, melhores condições educacionais para os alunos, incluindo distribuição de tablets com conectividade na internet, climatização das escolas e UMEI’s, e mais verba para materiais pedagógicos.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Professores de Niterói entram em greve cobrando piso que Grael não paga

Comments are closed.