Publicidade
Notícias

Professores de Niterói cobram demandas há dez anos sem resposta de Rodrigo e Grael

Publicidade
Professores fazem 72 horas de greve cobrando melhores condições de trabalho nas escolas municipais de Niterói

Nova greve de professores iniciada hoje (2/4) nas escolas da rede pública de Niterói denuncia, mais uma vez, a falta de atenção da prefeitura para a valorização dos profissionais e a qualidade do ensino nas escolas municipais. A paralisação deverá durar até quinta-feira (4/4).

As demandas dos profissionais por melhores condições de trabalho vêm se arrastando há mais de dez anos, segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) Núcleo Niterói. Em resposta midiática a situação que se arrasta pelos governos de Rodrigo Neves e Axel Grael, o atual secretário de Educação, Bira Marques, diz em manchete de jornais que “nenhuma criança ficará sem vaga na cidade”.

Grael cria 66ª secretaria enquanto mães buscam escola para os filhos

Somente passado o período de férias escolares, quando poderia ter tomado as providências que anuncia agora, Bira Marques promete a inauguração de quatro Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), no Barreto (com 250 vagas), Jurujuba (140 vagas), Fonseca e Ponta da Areia, ambas com 150 vagas, cada.

Além da abertura dessas 690 vagas em Umeis, a prefeitura deverá convocar 230 profissionais concursados. Segundo a Secretaria de Educação, deverão suprir a carência de profissionais de apoio para alunos com deficiência.

O Sepe, por sua vez, lembra que as reivindicações da categoria estão em negociação com a prefeitura há dez anos, sem serem atendidas. Entre as principais mudanças solicitadas pelos profissionais estão:

  • Migração da jornada dos professores II de 16h/18h para 22h/27h. A mudança asseguraria o direito ao 1/ 3 do tempo de planejamento para os profissionais;
  • A implementação da educação integral com profissionais valorizados, ‘estáveis’ e com os direitos trabalhistas respeitáveis;
  • Contratação de mais coordenadores e articuladores, além de profissionais para capoeira nas escolas e animação cultural;
  • Regulamentação da Educação Integral em Tempo Integral da Rede de Niterói;
  • Concurso público já para Cozinheiras Escolares, Auxiliares de Portaria, Auxiliares de Serviços Gerais, Bibliotecários, Técnicos de Informática, Intérpretes de Libras e demais cargos excluídos do Concurso Edital 1/2023.
Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade