Publicidade
Notícias

Professores cobram reajuste de 28,9%, mas Grael só quer dar 8% de aumento

Publicidade
Professores lotam o hall da Prefeitura de Niterói para cobrar reajuste salarial

Professores de escolas municipais de Niterói estão em greve de 24h, nesta terça-feira (12/07). Eles cobram da prefeitura um reajuste salarial de 28,9% para se igualarem ao Piso Nacional da Educação, mas o prefeito Axel Grael quer pagar somente 8%. Agora à tarde um grupo está concentrado em frente à Câmara de Vereadores. Pela manhã lotaram o hall da prefeitura e tentaram subir até o gabinete do prefeito, mas foram barrados por guardas municipais.

Os professores municipais vêm se manifestando pelo piso salarial desde o início do ano. Apontam a falta de pessoal e de estrutura material, principalmente nas escolas de Ensino Infantil. Denunciam que a rede escolar está funcionando com salas lotadas de alunos, devido a falta de contratação de mais professores.

Em carta aberta à população de Niterói, cidade que conta com a segunda maior arrecadação de royalties do petróleo no Estado do Rio e cobra o IPTU mais caro do país, os professores dizem que “a educação básica do município vai de mal a pior”, mas “não por falta de recursos públicos”.

Acrescentam, ainda: “Acreditamos que, o que existe, é uma má administração dos recursos públicos e uma má utilização dessa verba, destinada a esse setor para a nossa sociedade. E nesse cenário atual, as demandas que nos movem a lutarmos pela educação pública e em especial pela educação infantil se fazem necessárias e urgentes”, diz um trecho da carta intitulada “A educação infantil não é depósito”, escrita pelos funcionários da UMEI Professora Denise Mendes Cardia, em São Domingos.

A prefeitura quer pagar apenas 8% de aumento salarial. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio (Sepe), este índice é o menor de todos destinado ao salário de professores fluminenses. Em Saquarema, a prefeitura vai dar reajuste de 38,54%; Maricá, ,33,24%, Seropédica, 20%, Mesquita, 12,48%.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

13 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade