Publicidade
Notícias

Professor do Abel cria uma cidade medieval virtual para ensinar história

Publicidade

Com a permanência do ensino remoto, os professores estão se reinventando para ministrar o conteúdo de suas matérias nas salas virtuais. João Pedro Rangel Diniz, professor de história do Colégio Abel, em Niterói, criou uma cidade feudal no jogo eletrônico Minecraft, que crianças e jovens adoram, e virou a sensação entre os alunos.

– Para tornar esse aprendizado mais interessante, eu construí uma representação histórica de um feudo medieval no jogo eletrônico. Assim, eu consegui apresentar para eles em um mundo tridimensional, como era o local onde as pessoas viviam, em um jogo que eles gostam muito. Conseguimos debater sobre vários aspectos da vida medieval, se aprofundando nas curiosidades que a turma apresentava – explica.

O que João Pedro não esperava era o sucesso da aula. Um dos estudantes gravou parte dela e postou o vídeo na plataforma TikTok. Até o momento são mais de 450 mil visualizações. “Estou achando incrível essa visibilidade! Está sendo uma possibilidade única de poder inspirar essas práticas em outros locais e divulgar o trabalho. Agora estou construindo uma polis grega para usar nas aulas”, conta professor.

O mapa da cidade medieval está disponível para download e uso de outros professores interessados. Essa não foi a primeira vez que o professor do Colégio Abel inovou na aula virtual. João Pedro é certificado pelo Kahoot!, programa que maximiza o conhecimento em plataformas digitais, qualificando e aperfeiçoando o aprendizado profissional.

– Eu aplico algumas propostas diferentes sempre que possível. Ano passado construí atividades de ficção histórica, onde os alunos criavam narrativas como se estivessem vivendo os eventos da História; no final das aulas sempre coloco QR Codes recomendando séries, jogos, filmes e vídeos que complementam a matéria; entre outros. Em 2019 fiz um Scape Room, junto com o professor Eduardo Levy, responsável pela tecnologia educacional do Colégio Abel, para ensinar Guerra Fria – disse o professor.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

3 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

6 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

6 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

3 semanas ago
Publicidade