Publicidade
Notícias

Professor do Abel cria uma cidade medieval virtual para ensinar história

Publicidade

Com a permanência do ensino remoto, os professores estão se reinventando para ministrar o conteúdo de suas matérias nas salas virtuais. João Pedro Rangel Diniz, professor de história do Colégio Abel, em Niterói, criou uma cidade feudal no jogo eletrônico Minecraft, que crianças e jovens adoram, e virou a sensação entre os alunos.

– Para tornar esse aprendizado mais interessante, eu construí uma representação histórica de um feudo medieval no jogo eletrônico. Assim, eu consegui apresentar para eles em um mundo tridimensional, como era o local onde as pessoas viviam, em um jogo que eles gostam muito. Conseguimos debater sobre vários aspectos da vida medieval, se aprofundando nas curiosidades que a turma apresentava – explica.

O que João Pedro não esperava era o sucesso da aula. Um dos estudantes gravou parte dela e postou o vídeo na plataforma TikTok. Até o momento são mais de 450 mil visualizações. “Estou achando incrível essa visibilidade! Está sendo uma possibilidade única de poder inspirar essas práticas em outros locais e divulgar o trabalho. Agora estou construindo uma polis grega para usar nas aulas”, conta professor.

O mapa da cidade medieval está disponível para download e uso de outros professores interessados. Essa não foi a primeira vez que o professor do Colégio Abel inovou na aula virtual. João Pedro é certificado pelo Kahoot!, programa que maximiza o conhecimento em plataformas digitais, qualificando e aperfeiçoando o aprendizado profissional.

– Eu aplico algumas propostas diferentes sempre que possível. Ano passado construí atividades de ficção histórica, onde os alunos criavam narrativas como se estivessem vivendo os eventos da História; no final das aulas sempre coloco QR Codes recomendando séries, jogos, filmes e vídeos que complementam a matéria; entre outros. Em 2019 fiz um Scape Room, junto com o professor Eduardo Levy, responsável pela tecnologia educacional do Colégio Abel, para ensinar Guerra Fria – disse o professor.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade