Publicidade
Notícias

Primeiro dia de lockdown: Trânsito dá nó e cães ficam sem fazer xixi na rua

Publicidade

O trânsito deu um nó nos acessos a Niterói na manhã desta segunda-feira (11/05) e nenhum cachorro pode passear com o dono pelas ruas da cidade. Hoje é o primeiro dia do confinamento decretado no município pelo prefeito Rodrigo Neves. A princípio, a medida vai até sábado (15/05), mas segundo a lei aprovada pela Câmara de Vereadores poderá ser estendida por mais uma semana.

Guardas municipais multavam moradores que levavam seus cães para fazer suas necessidades na rua. A lei do confinamento estabeleceu multa de R$ 180 para quem não justificasse a necessidade de estar nas ruas para atividades consideradas essenciais.

Vídeo postado nas redes sociais mostra quando os agentes multavam um homem conduzindo dois cachorros, na Rua Lemos Cunha, em Icaraí. 

No Diário Oficial que circulou neste fim de semana, o prefeito Rodrigo Neves publicou decreto regulamentando a lei que restringe a circulação de pessoas. O regulamento não abre exceção para os donos de cachorros. A exceção é apenas para quem estiver indo para o trabalho em serviços essenciais, ou se dirigindo a farmácias, hospitais e clínicas, ou para fazer compras em mercados, padarias, petshops e postos de combustíveis autorizados a funcionar pela prefeitura.

O trânsito ficou congestionado nos acessos à ponte Rio-Niterói e bairros da cidade. A Secretaria de Ordem Pública de Niterói montou barreiras para bloquear o acesso de pessoas em vários pontos. Só passava um carro por vez, depois que um agente medisse a temperatura corporal do motorista e acompanhantes. Estes precisavam, ainda, justificar estar se dirigindo a alguma das atividades essenciais liberadas para funcionamento.

A lei regulamentada pelo decreto 13.588/2020, é a n° 3495, de 07 de maio de 2020, aprovada pela Câmara de Vereadores. Prevê inicialmente que o confinamento deverá ser observado de 11 de maio até 15 de maio, mas o prazo poderá ser prorrogado por mais uma semana, até o dia 22.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade