New here? Register. ×
×

Prefeitura vai recuar muro do Rio Cricket

Escrito por Gilson Monteiro às 17:37 do dia 20 de março de 2019
Sobre: Bota abaixo
20mar

Atualizado em 21/03/19, às 12h

A Prefeitura de Niterói e a diretoria do Rio Cricket, se reuniram ontem (19/03) na sede do clube para discutir a desapropriação de uma faixa de terreno voltada para a Marquês do Paraná, avenida que há anos tem um projeto de alargamento. Diante da repercussão dessa nota da coluna, o presidente do clube Marcos Flavio Cortes distribuiu nota de esclarecimento aos associados, dizendo que “a diretoria Executiva não recebeu, ainda, nenhum comunicado oficial da Prefeitura”.

Participaram da reunião no Rio Cricket, terça-feira,  o secretário de Governo, Comte Bittencourt, o de Urbanismo, Renato Barandier Junior, e a diretoria do tradicional clube. Acertaram que a prefeitura vai ver a área que será atingida pelo alargamento e calcular o valor da desapropriação. Já a diretoria da agremiação vai contratar um perito para acompanhar de perto o processo, para que seja indenizado por um valor compatível com o do mercado imobiliário.

Comte Bittencourt disse que espera estar com o processo concluído até junho, quando pretende dar início às obras que vão ampliar as pistas da Marquês do Paraná para facilitar o acesso a um shopping center que será construído ali.

A preocupação da diretoria do clube também é com relação ao destino das árvores que existem na área a ser desapropriada. Os secretários prometeram remover as árvores, dentre elas um pau brasil, para outro lugar.

Defronte ao muro do Rio Cricket, na esquina com a Rua Miguel de Frias, tem um posto de gasolina que vai virar farmácia, mas que o secretário de Urbanismo disse que não será atingido, porque para aquele imóvel já há um projeto aprovado pela Prefeitura.

A nota de esclarecimento da Diretoria do Rio Cricket é a seguinte:

“No âmbito da nota publicada pelo jornalista Gilson Monteiro, em sua coluna do dia 20/3/19, a Diretoria Executiva do Rio Cricket informa que foi procurada no dia 19/3/19 por representantes da Prefeitura Municipal de Niterói, os quais informaram que uma pequena faixa do terreno do RCAA faz parte do “pacote” de desapropriações no projeto de alargamento da Avenida Marques do Paraná. Sendo certo que, esta diretoria Executiva não recebeu, ainda, nenhum comunicado oficial da Prefeitura, portanto, estamos acompanhando essa movimentação com a cautela e segurança jurídica que o caso demanda.

Importante esclarecer aos Associados que o processo desapropriatório em favor do Poder Público deve ser motivado na necessidade, utilidade pública ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização, na forma do artigo 5°, inciso 24, da Constituição Federal. Neste sentido, vamos aguardar o Decreto Expropriatório para se discutir ou não o mérito dos fundamentos para a desapropriação e, em havendo motivação efetiva, o respectivo valor da desapropriação.

Manteremos todos devidamente informados sobre os próximos acontecimentos.

Rio Cricket Associação Atlética”

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

7 thoughts on “Prefeitura vai recuar muro do Rio Cricket

  1. A degradação começou com a liberação da área para construir um shopping numa área de passagem para os bairros da zona sul. O supermercado Guanabara é um exemplo daquilo que ocorrerá quando o shopping ficar pronto

  2. O alargamento da Av. Marques do Paraná naquele trecho é necessário para melhorar a transito na confluência da Rua Dr. Celestino com a saída do mergulhão. Entretanto, liberar a construção de um grande Shopping Centers naquela via arterial principal de chegada a Zona Sul de Niterói é de uma tremenda irresponsabilidade com a mobilidade urbana de nossa cidade.

  3. Um absurdo! A Prefeitura de Niterói vai simplesmente empurrar com a barriga o funil nas pistas de rolamento para a esquina com a Fagundes Varela!! A medida visa beneficiar a entrada dos carros no Shopping! Em detrimento de uma área verde Centenária e Histórica da cidade de Niterói. Sem contar a invasão do morro atrás do Cricket para “facilitar” acesso dos automóveis ao citado Shopping, área de preservação ambiental!

  4. Com todo respeito, o Comte Bittencourt já foi “mordido pela mosca azul”. Vestiu uma máscara de prefeito e saiu por aí prometendo ações, que nunca tentou, em favor da cidade, apesar de ter ocupado inúmeros cargos públicos. Ele age como se ele fosse capaz de tudo, com promessas frágeis. Prometer, por exemplo, a remoção de árvores nobres e centenárias para outros locais é desrespeitar a inteligência do niteroiense. Só se ele conseguir mudar a estrutura e o quadro de funcionários das secretarias, aos quais é atribuída a defesa do meio ambiente. Será que o ex-deputado (?) não sabe que a especialidade da prefeitura é acabar ou deformar a arborização urbana, com o apoio da Enel, com graves riscos para a saúde da população. Por favor, Sr. Comte, chega de hipocrisia.

  5. Espero que tenha uma ciclofaixa naquele trecho, continuando a interrompida na avenida roberto Silveira.
    Diminuindo assim o risco para a vida dos ciclistas que por ali trafegam.

    1. Bom dia Gilson estive hoje cedo no Clube Rio Cricket com o Presidente do Clube Marcos Flávio, ele me disse que a desapropriação é só na quina da Marquês de Paraná com Miguel de Frias, é não vai ter de cortar nenhum Pau Brasil, vai cortar somente 2 árvores antigas para que seja feita a Caixa da Ciclovia, nestes termos eu concordo com a desapropriação ❣

Comments are closed.