New here? Register. ×
×

Prefeitura de Niterói não recolhe animais abandonados nas ruas

Escrito por Gilson Monteiro às 14:44 do dia 22 de janeiro de 2020
Sobre: Perigo de zoonose
  • Cães abandonados em Itaipu
22jan

Cães abandonados em ItaipuEstão largando cada vez mais cachorros nas ruas da cidade. A prefeitura de Niterói, que cobra um dos IPTU mais caros do país, não tem carrocinha nem local para abrigar os bichos deixando os moradores sujeitos a doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como a raiva.

A Fundação Municipal de Saúde apenas realiza campanhas de castração de cães e gatos, com número limitado de cirurgias para animais cujos donos façam cadastro no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), apresentando documento oficial com foto (original e cópia) e comprovante de residência em Niterói (original e cópia). Cada morador tem o direito de cadastrar até dois animais. A vacinação antirrábica, por sua vez, é feita também em cães e gatos levados que tenham donos.

Protetores voluntários

Na Lagoa de Itaipu, especialmente na Rua Max Albim, onde fica o Bar Laguna, já são 11 os cães deixados no local. Cada um ganha um nome e a proteção dos moradores. Eles se alimentam graças à ajuda de Adaléia Souza, de 75 anos, o anjo da guarda dos animais que também leva a um veterinário de Itaipuaçu, que dá a consulta mais em conta. Todos são vacinados e as fêmeas castradas.

Outra senhora, dona Rosana, do Engenho do Mato, vai a Rua Max Albim alimentar os cães, todos os dias, nos finais de tarde.

Já Rony Souza, 60 anos, guardador de carros, no local há 25 anos, é uma espécie de guardião dos cachorros. Protege-os contra maus tratos e está sempre dando água e um lanchinho para os bichos, por isso eles estão sempre em volta dele.

Lembrou o nome que deu para alguns dos cachorros: Mariana, Faísca, Fumaça, Pintadinha, Pescador (que só gosta de comer frutos do mar), Pretinha e Branquinha, que aparecem recebendo lanche na foto.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Prefeitura de Niterói não recolhe animais abandonados nas ruas

  1. Axel estou com dó de você. Colocaram uma bagueira, vás afundar. Saia fora de saia justa, se não sua bunda vai ficar de fora.

  2. A PREFEITURA NÃO RECOLHE ANIMAIS.NAO TEM TEMPO PARA ISSO.POIS TEM “OUTRAS COISAS” A RECLHER.

Comments are closed.