Os brasileiros têm comprado cada vez pela internet atraídos por preços vantajosos oferecidos por sites internacionais. Mas a entrega dos produtos fora do prazo prometido é um fator negativo apontado pela maioria desses consumidores segundo pesquisa da da Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
O levantamento feito com consumidores virtuais mostra que 67% afirmaram que os valores mais baixos tiveram influência na hora de comprar em lojas online fora do Brasil, enquanto 46% apontaram a possibilidade de achar artigos difíceis de serem encontrados localmente. Outros 46%, procuram variedade de produtos e 35% vão em busca de itens novos que quase ninguém possui.
Os itens mais adquiridos são vestuário, calçados e acessórios, como cintos, bolsas e carteiras (47%, percentual que sobre para 60% entre as mulheres), acessórios de informática e celular (33%), cosméticos e perfumes (26%), brinquedos, jogos e games (26%) e eletrônicos, como tablets, notebooks e câmera digital (22%, número que cresce para 30% entre os homens).
De acordo com o estudo, o valor médio gasto na última compra foi de R$ 140,28. “A compra virtual tem ganhado adeptos, sobretudo pelos preços altamente competitivos praticados por esses sites, que se somam à oferta de produtos que nem sempre estão à disposição no mercado nacional”, avalia a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Os entrevistados apontaram também as desvantagens em comprar produtos por meio de sites internacionais. O prazo na entrega foi considerado a principal delas, mencionado por 62%. Em seguida, os internautas citaram a incerteza de que o produto será entregue (50%), o risco de apreensão da compra ou cobrança de impostos pela Receita Federal (48%) e o pagamento de taxas de importação (40%). Além disso, metade admite receber com frequência os itens adquiridos fora do prazo (50%).
Ainda segundo a pesquisa, três em cada dez compras são recebidas em um intervalo de 31 a 60 dias (30%), enquanto 26% dos produtos adquiridos chegam entre 61 a 90 dias. Em média, o prazo para a entrega de compras em sites internacionais é de 67 dias. Quanto aos custos de entrega, 51% afirmam ter pago frete na última compra feita e 63% dos compradores não tiveram de pagar impostos de compras internacionais no Brasil. Outro dado mostra que 58% dos consumidores digitais adquiriram algum produto em sites do exterior nos últimos três meses e em média foram feitas três compras no período.
Entre os fatores levados em conta ao realizar uma compra em sites fora do país, em primeiro lugar está o preço baixo (65%). Depois, os internautas destacam a segurança do sistema de pagamento (51%) — percentual que aumenta para 59% entre os homens —, o fato de ser uma loja conhecida (49%), o site ser traduzido para o português (43%) e a experiência de outros compradores (29%).