Os surfistas já estão aguardando um novo swell de Sul, previsto para domingo e segunda-feira na praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. Segundo Giuliano Lara, organizador do campeonato mundial de bodyboard marcado para o período de 9 a 18 de junho na praia niteroiense, as ondas serão gigantescas, ainda maiores do que as verificadas na última quarta-feira, quando superaram as famosas ondas de Nazaré, em Portugal.
— Os big riders (surfistas que buscam ondas de pelo menos cinco metros de altura) já estão ansiosos e mal podem esperar para colocarem suas pranchas na água – diz Giuliano. Ele explica que as ressacas são fundamentais para puxar areia e formar um fundo que permite, após o auge da ressaca, continuar a quebrarem ondas, “bem mais perfeitas devido ao novo fundo que a ressaca proporciona”.
O outono marca o início da temporada de boas ondas no litoral fluminense e é, justamente por isso, que nesta época acontece o Itacoatiara Pro, o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil com as competições mais importantes do ano, como o campeonato mundial de bodyboard, marcado para o período de 9 a 18 de junho, na praia de Itacoatiara.
Na última quarta-feira (29) , surfistas experimentaram o primeiro grande swell (ondulação causada por tempestades no oceano) da temporada que vai até setembro. As ondas atingiram dez metros de altura na praia de Itacoatiara. A Marinha já emitiu um aviso de ressaca para o Rio e Niterói, que vai das 21h de sábado até as 9h de segunda-feira. Meteorologistas lembram que, no outono e no inverno, a passagem de centros de baixa pressão, conhecidos como ciclones extratropicais, traz frentes frias que promovem agitações no oceano, causando a formação das ondas grandes.