Publicidade
Notícias

Praça do Ingá continua fechada, deixando idosos e crianças sem área de lazer

Publicidade

A Praça César Tinoco, importante área de lazer do bairro do Ingá, em Niterói, continua fechada. Há um mês, numa de suas esquinas com a Praia das Flechas, o prefeito Axel Grael inaugurou tardiamente as obras de reurbanização da Rua Paulo Alves. Descerrou até uma plaquinha com o nome dele e de secretários municipais. Só faltou banda de música para abrir a discurseira. Mas o espaço para brincadeiras de crianças e banho de sol e ginástica para idosos continua com os portões cerrados.

A praça foi utilizada como canteiro de obras desde agosto de 2020 pela empreiteira responsável pela remodelação da Rua Paulo Alves. O serviço deveria ter ficado pronto em novembro do ano passado. O projeto orçado em R$ 4,4 milhões teve o prazo estendido para dezembro, depois para janeiro de 2021. Mas só foi concluído em agosto.

Moradores dos bairros vizinhos do Ingá e da Boa Viagem já passaram até abaixo-assinado para cobrar da prefeitura a devolução de sua área de lazer. No documento, ressaltam que, “passado mais de um ano do início da quarentena e finalizadas as obras, a pracinha, que se encontra em péssimo estado de conservação, ainda não foi devolvida. A população permanece sem opção para atividades ao ar livre.  É preciso que a prefeitura reforme o local e libere o acesso à população do bairro (…) O descaso com o patrimônio do bairro não pode continuar. A pracinha do Ingá é de todos!”

Em 10 de julho, a prefeitura reabriu 16 praças para a frequência de moradores das 7h às 16h. Os espaços de lazer reabertos foram as praças Roberto Silveira (Ponta D’Areia),  Nereu Guerra (Santana), Getúlio Vargas (Icaraí), Don Orione (São Francisco), Rink (Centro), São João (Centro), Descobrimento (Piratininga), Enéas de Castro (Barreto), Raul de Oliveira Rodrigues (Pé Pequeno), Odir Sereno (Cachoeira), Levi Francisco da Cruz Nunes (Largo da Batalha), Ivan Silva (Badu), Carlos Magaldi (Riodades), Vital Brazil, Dom Manuel Victorino (Ponta D’Areia) e Nilo Peçanha (Boa Viagem).

No Ingá, as crianças e os idosos vão ter que esperar. Os aparelhos de ginástica que foram retirados da praça, não se sabe quando vão voltar. E os brinquedos (balanço, gangorra, escorrega e outros) estão quebrados. A vegetação precisa ser tratada e as árvores centenárias melhor cuidadas para a pracinha voltar a ter vida.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Niterói 2050: Marketing da prefeitura ignora o presente dos cidadãos

Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…

2 horas ago

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

4 dias ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

6 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 semana ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

2 semanas ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

2 semanas ago
Publicidade