New here? Register. ×
×

Praça do Ingá continua fechada, deixando idosos e crianças sem área de lazer

Escrito por Gilberto Fontes às 12:10 do dia 9 de setembro de 2021
Sobre: Sem opção
  • Praça do Ingá
09set

Praça do IngáA Praça César Tinoco, importante área de lazer do bairro do Ingá, em Niterói, continua fechada. Há um mês, numa de suas esquinas com a Praia das Flechas, o prefeito Axel Grael inaugurou tardiamente as obras de reurbanização da Rua Paulo Alves. Descerrou até uma plaquinha com o nome dele e de secretários municipais. Só faltou banda de música para abrir a discurseira. Mas o espaço para brincadeiras de crianças e banho de sol e ginástica para idosos continua com os portões cerrados.

A praça foi utilizada como canteiro de obras desde agosto de 2020 pela empreiteira responsável pela remodelação da Rua Paulo Alves. O serviço deveria ter ficado pronto em novembro do ano passado. O projeto orçado em R$ 4,4 milhões teve o prazo estendido para dezembro, depois para janeiro de 2021. Mas só foi concluído em agosto.

Moradores dos bairros vizinhos do Ingá e da Boa Viagem já passaram até abaixo-assinado para cobrar da prefeitura a devolução de sua área de lazer. No documento, ressaltam que, “passado mais de um ano do início da quarentena e finalizadas as obras, a pracinha, que se encontra em péssimo estado de conservação, ainda não foi devolvida. A população permanece sem opção para atividades ao ar livre.  É preciso que a prefeitura reforme o local e libere o acesso à população do bairro (…) O descaso com o patrimônio do bairro não pode continuar. A pracinha do Ingá é de todos!”

Em 10 de julho, a prefeitura reabriu 16 praças para a frequência de moradores das 7h às 16h. Os espaços de lazer reabertos foram as praças Roberto Silveira (Ponta D’Areia),  Nereu Guerra (Santana), Getúlio Vargas (Icaraí), Don Orione (São Francisco), Rink (Centro), São João (Centro), Descobrimento (Piratininga), Enéas de Castro (Barreto), Raul de Oliveira Rodrigues (Pé Pequeno), Odir Sereno (Cachoeira), Levi Francisco da Cruz Nunes (Largo da Batalha), Ivan Silva (Badu), Carlos Magaldi (Riodades), Vital Brazil, Dom Manuel Victorino (Ponta D’Areia) e Nilo Peçanha (Boa Viagem).

No Ingá, as crianças e os idosos vão ter que esperar. Os aparelhos de ginástica que foram retirados da praça, não se sabe quando vão voltar. E os brinquedos (balanço, gangorra, escorrega e outros) estão quebrados. A vegetação precisa ser tratada e as árvores centenárias melhor cuidadas para a pracinha voltar a ter vida.

Sharing is caring

Gilberto Fontes
Gilberto Fontes
Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.
|

2 thoughts on “Praça do Ingá continua fechada, deixando idosos e crianças sem área de lazer

  1. Prezado jornalista Gilson , depois de longas décadas de enchente , lama nas ruas , a maioria das ruas sem calçadas , licitaram no meio do ano passado, uma obra de drenagem , meio fio , asfalto e calçadas de concreto para os bairros do Maravista até o Engenho do Mato !!!

    Obra iniciada e sem nenhuma explicação da prefeitura de Niterói , encontra-se parada por motivos desconhecido . A maioria absoluta das ruas contempladas ficaram sem os serviços amplamente divulgado pelas mídias pela prefeitura até a eleição do atual prefeito !!!

    No Engenho do Mato, gastaram uma fortuna para construir o Parque Rural , cujo acesso em período de chuva se torna impossível , inviabilizando qualquer evento , que justifique sua construção e assim vivemos numa Niterói , onde obras se iniciam e não terminam ou terminam e não se tem acesso !!!

  2. A praça do INGÁ assim como oração e ruas da Boa Viagem estão em péssimas condições de conservação!!! A prefeitura só tem olhos para Icaraí, infelizmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *