Publicidade
Notícias

Posto do Médico de Família ‘por fora, é bela viola; por dentro, pão bolorento’

Publicidade

Quem passa pela porta do posto de saúde da Ilha da Conceição vê uma fachada pintada com as cores da atual gestão da prefeitura de Niterói. Mas como diz o ditado, se “por fora é bela viola, por dentro o pão é bolorento”. Infiltrações em quase todas as salas do posto do Médico de Família mostram paredes tomadas pelo mofo, criando um ambiente insalubre, ainda mais para os fins a que se destina o prédio.

Placas de gesso pendem do teto do posto de saúde que tem o nome pomposo de “Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição”. Conta com consultório médico, ginecológico e odontológico, salas de coleta de sangue, vacina e curativo. Porém, médicos, funcionários e pacientes são obrigados a conviver com a situação de abandono. Quando chove, a água desce pelas luminárias, podendo acarretar grave acidente elétrico.

Se a realidade do posto da Ilha da Conceição é semelhante à de um pão mofado, para o prefeito Axel Grael ele é “bela viola”. Em maio, o prefeito vistoriou o que seriam obras de reforma que incluiriam “revestimento de piso e parede, acabamento, reforma do telhado, cobertura da parte externa, instalação de piso tátil fora e dentro da unidade e reforma da rampa”.

A unidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, presta atendimento a cerca de 6.500 pessoas. O Médico de Família da Ilha da Conceição conta com três equipes com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

A  prefeitura de Niterói não divulga o custo da obra do posto médico da Ilha da Conceição. Mas em novembro de 2019 o ex-prefeito Rodrigo Neves contratou a A.S. Espindola Construções e Reformas, pagando mais de R$ 156 mil, para a empreiteira “executar obras de acessibilidade” nessa clínica e em mais nove postos do Médico de Família (do Preventório, Badu, Morro do Estado, Santa Bárbara, Baldeador, Várzea das Moças, Jurujuba, Nova Brasília e Engenho do Mato).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

3 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

3 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

3 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

4 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

5 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

6 dias ago
Publicidade