New here? Register. ×
×

Axel retira bancos e enche a Rua Paulo Gustavo de comissionados 

Escrito por Gilson Monteiro às 05:47 do dia 20 de agosto de 2024
Sobre: Panfletando
  • Esquina do Turco fica a pé, Niterói
20ago
Membros da Confraria da Esquina do Turco deixados a pé pelo prefeito Grael

Só pode ser por falta do que fazer. O prefeito Axel Grael mandou retirar ontem os quatro bancos que ficavam na esquina da Paulo Gustavo com Otávio Carneiro, em Icaraí. Eram ocupados nos finais de tarde pelos membros da Confraria da Esquina do Turco, que ali se reúne há quase 40 anos. No restante do tempo, os assentos serviam, na maioria das vezes, a pessoas idosas e deficientes físicos.

O que o prefeito Axel Grael deveria retirar das ruas de Niterói é o bando de comissionados das 66 Secretarias e Órgãos da Prefeitura que, desde sexta-feira, ocupa as calçadas. Esses cabos eleitorais, sim, é que atrapalham os pedestres distribuindo panfletos e balançando bandeirolas para Rodrigo Neves, o candidato da máquina que conta com uma receita de R$ 6 bilhões.

A grande maioria dos 12 mil comissionados só aparece para receber nos caixas eletrônicos no fim do mês. A minoria que realmente trabalha está sendo obrigada agora, nesse período de propaganda eleitoral, a panfletar depois do expediente e nos sábados e domingos.

Essa gente é remunerada com o dinheiro dos contribuintes que pagam um dos IPTUs mais caros do Brasil e mais a dinheirama dos royalties do petróleo.

Para não fugir à regra de quatro décadas e em sinal de protesto por essa decisão absurda da Prefeitura, os membros da Confraria do Turco se reuniram em pé por um bom tempo, até começar a dor na coluna e o time da terceira idade ter que se socorrer das cadeiras da Padaria Pão & Etc, que fica próxima.

A Confraria começou em 1984, numa festa de fim de ano regada a champanhe e com muito quibe e esfirra na loja de tecidos Cotton, que o empresário e descendente de libaneses Marcelo Nasser manteve no endereço até 2009, quando encerrou o negócio. Hoje são mais de 60 membros das mais diversas atividades e profissões.

A Confraria do Turco não tem estatuto. Suas regras são bastante flexíveis, mas não permite fofoca nem discussão acalorada, principalmente sobre política e futebol.

Quando a notícia chegava aqueles quatro bancos, se espalhava numa velocidade maior do que a de um foguete, ainda mais com o uso do WhatsApp.

Os encontros diários têm uma pausa para o cafezinho, o chá, o chope ou o vinho, em um dos três pequenos shoppings da área, Icaraí, I Fashion ou Central Prime.

Uma vez por semana o “turco” escolhe um bom restaurante, optando por aquele que esteja oferecendo promoção no cardápio ou na carta de vinho.

Um psiquiatra que frequenta a Esquina de vez em quando disse que é a melhor terapia de grupo que conhece na cidade. Como a Paulo Gustavo é a mais movimentada de Icaraí, mesmo ficando parado naquela esquina, sempre se encontra e reencontra muita gente, além daquela conversa fora que distrai, tornando a reunião um ambiente saudável e alegre. É bem melhor do que ficar em casa diante de uma televisão, diz o doutor.

É lastimável a incompetência de Axel Grael que parece só querer navegar em berço esplêndido na enseada de São Francisco.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

37 thoughts on “Axel retira bancos e enche a Rua Paulo Gustavo de comissionados 

  1. Nenhuma surpresa. O pessoal já estava sendo agoniado com os motoqueiros que andam pelas calçadas e infernizam a cidade com seus escapamentos abertos. Não há fiscalização para esses indivíduos. Desordem urbana.

  2. Eu tô rindo que sugeriram transformar parte da Paulo Gustavo em só pedestre. Não sei se a intenção é prejudicar comércio, morador, ou trânsito, mas ainda bem que o grupo tá sem influência. Pq as ideias são terríveis.
    Fico me perguntando como as pessoas acham que faz pra tirar drogado que de algum lugar. Acham q é tipo barata que sai espantando ou esmagando.
    Melhor que comecem pedindo valorização do Caps, que não impliquem com onde instalam caps, valorizem saúde mental pra ajudar essas pessoas, pq a prefeitura não tem como expulsar. Tem q cobrar como que os de Icaraí que não fumam nada, mas passam o dia cheirando algo q deve ser benzina, como q conseguem o produto? É penalizar o comércio que vende e saúde mental.
    Ainda rindo da ideia de impedir carro em partes da Paulo Gustavo.

    1. Ele tem que se ligar é nessa bandidagem que se instalou em Niterói , centro de Niterói não se pode andar hora nenhuma que dirá a noite, assalto a olho nú e ninguém faz nada.. se importa só com o que não interessa.

    2. É lamentável que para agradar um político decrépito esse ” prefeito” prejudique uma confraria que se reúne há décadas e que poderia gerar votos pra ele.
      Além de ser um péssimo prefeito não tem o menor trato político.

  3. Apoio os comentários acima, e pergunto se a prefeitura não tem algum setor de carpintaria para consertar os que caso estivessem estragados???
    Espero que ao colocarem os novos bancos, que tenham a noção de os fazerem na mesma altura para continuarmos sentando e termos os pés plantados no chão ao invés de pendurados, se possível com encosto para nós descansarmos. Niterói tem muitos idosos que deveriam ser respeitados, ainda mais os frequentadores desses bancos de Icaraí.
    Se é para empregar dinheiro, conserta as ruas de Niterói, em volta da prefeitura velha, onde estragou a balança da roda do meu carro. Endireita o caminho que fizeram para bicicletas ao lado do antigo Centro Educacional de Niterói, a pista parece um tobogã de desnível. Hoje fui andar na calçada da praia de Icaraí e nas ondulações na calçada antes da praia das Flechas e descobri que a calçada não é para nós andarmos, mas sim para as bicicletas??? Para ficarem buzinando nos nossos ouvidos para saírmos da frente??? O que se passa??? Antes os burros puxavam a carroça, agora inverteu??? Onde os humanos devem andar??? Na rua???

    1. E incrível a capacidade desse colunista em apenas falar mal do prefeito. Veja todos os feitos e compare com outras cidades.

      1. Eduardo tem razão. Será que ainda não perceberam grandes soluções no trânsito, feitas inclusive embelezando cidade ? E nós escoramentos de encostas, coisa q ninguém fez até estas prefeituras recentes ? Recolhimento de luxo reciclável, restauração de belezas históricas como Boa Viagem ? Aquele túnel igando Charitas a RO, tão combatido, foi Rodrigo Neves e Axel, um grande alívio no transito; o corredor rápido de ônibus, é um chato…15minutos para fazer o percurso até RO, vendo carros engarrafados. Niterói está muito mais fácil de locomoção e muito mais bonita! Um prefeito que não fica se exibindo, mas sim realizando tantos pontos necessários!! Procurem se informar antes de reclamar.
        Em tempo : bancos serão recolocados já em perfeito estado !

      2. Amigo, não fala o q vc não sabe, pois isso não é falar mal, você não sabe o terço é a missa. Infelizmente vc desse ser secretário ou comissionado do governo. Para finalizar vc sabe q não tem nen uma dipirona em posto médico e os únicos hospitais são O.S. não precisamos falar mais nada.

      3. Kkkkk , olhe os postes da praia de Icaraí em frente a pedra do índio , todos com ferragem aparecendo , esgoto para todo lado , IPTU caríssimo , moradores de rua fazendo suas necessidades em qualquer lugar , enfim , Niterói acabou ….

    2. Os bancos estão sendo substituídos, aguardem um pouco!!
      E olhe que nem voto em Niterói, mas é o que tenho visto.

      1. Eu não estou nem aí pros bancos dos senhores de ucarai. Eu estou preocupada com a educação de niteroi que está no 72a posição no estado. E sei o porque , professores faltam direto, diretores sem compromisso coordenadores desinteressadas, uma vergonha. Acompanho isso de perto por causa de uma neta que tenta estudar no colégio altivo vó César no barreto.

  4. Infelizmente, Niterói não está diferente do resto do Brasil. A impunidade impera em todos os setores, e ninguém deu jeito na farra das secretarias, que há anos acontece nessa gestão fracassada de Rodrigo /Grael. Niterói virou terra de ninguém, abandonada à própria sorte!

    1. Matéria tendenciosa na tentativa de “beneficiar” o candidato da oposição que o ídolo matou, sem piedade, por falta de vacinas e oxigênio, milhares de senhores e senhoras, de confraria ou não, e, quando questionado respondeu cinicamente “eu não sou coveiro”

  5. Vai continuar a bagunça com o Rodrigo, ele que comandava por traz desse prefeito devagar, quase parando

  6. Todos desta confrarias deveriam se reunir nesta mesma esquina e fazer campanha contra o atual prefeito.
    Imagina a quantidade de gente que passa por ali e está acostumado a ver os bancos e os confrades reunidos.
    E todos tbm fazerem panfletos explicando o que houve ….

  7. Conheço alguns desses senhores de vista.
    Esses bancos da rua quando não tá muito quente são ótimos para quem como eu ando na rua e às vezes fico olhando pro nada.
    Tanta coisa em se preocupar na Cidade.
    Que tal a Saúde já que faz 1 ano que espero por uma consulta no Posto Vital Brasil do Neurologista?

  8. E os hospitais sucateados e a banca rota e eles dois gastando o dinheiro público com campanha. Por que não usam o dinheiro dele, ‘principalmente” o Rodrigo. Escolas idem.

  9. Essa notícia não procede, os bancos foram substituídos por novos, simples assim. Chega de fake news pls

    1. Axel Grael é um péssimo prefeito. Não votarei em ninguém nestas eleições pois moro no Fonseca há mais de 20 anos e ninguém faz nada por este bairro. Nossas ruas em geral são mal conservadas e sujas.

  10. Lamentável. O Senhor Prefeito se preocupa em retira o banco da Confraria, e não toma qualquer providência pararetirar os cracudos de nossa cidade.

    1. Realmente falta de consideração. Vai mandar seus funcionários inspecionar calçadas esburacadas e lixeiras.tanta coisa pra resolver e vai mexer com os bancos que servem para pausa dos que compram e pagam impostos

      1. É lamentável o prefeito se preocupar com bancos. Ele deveria cuidar da saúde, eu estou no processo para fazer uma cirurgia sem risco e muito simples à 14 meses. A educação precisa melhorar . O serviço social precisa ser atuante também, quem passa no centro da cidade pode observar vários moradores de rua e em frente a câmara municipal os usuários de drogas. Eu poderia escrever um testamento aqui de pequenas coisas , que o nosso prefeito e suas secretárias, que não conseguem enxergar.

      2. É lamentável.. Não é de hoje, que o prefeito age contra uma das mais importantes ruas de Icaraí. A transformação de parte da Moreira Cesar em Rua de Pedestre, reivindicada pela Confraria do Turco, foi por água abaixo por ordem do Sr. Axel e sua turma. Isto sem se falar na mudança do nome da rua que tanto prejudicou o Comércio e outros malfeitos.

    2. O prefeito tem que se preocupar com os cracudos que aterroriza a todos e não finalizar com um ponto de encontro de 40 anos onde os membros fazem terapia em grupo curtindo as tardes niteroienses.
      Senhor prefeito se preocupe com as calçadas do centro proibitivas para cadeirantes

    3. Falta de capacidade profissional e política dessa administração que está instalada na prefeitura de Niterói.

      1. Me desculpas mais nem vou comentar.
        Porque para esse Perfeitinho só palavras de baixo calão para descrever o que ele faz com a cidade e população.

      2. Ponto de ônibus da rua santa rosa quase em frente à Mariz e Barros , no último sábado mendigos fizeram cocô na parte de trás do ponto e banco de sentar , ambos fedendo muito , hoje já é quarta-feira e a prefeitura deve ter mandado passar uma vassoura e os restos de fezes humanas no mesmo lugar ! ainda estão por detrás do ponto do ônibus exalando fedor terrível , sem contar com a contaminação no ar. Será que tem alguém sério no setor de limpeza pública que possa vir limpar isso ? Que vergonha está a cidade de Niterói!!

    4. E incopetencia junto com falta do que fazer, e lamentável esse prefeito junto com Rodrigo neves estão pintando na cidade, derrubando arvores quebrando a cidade e não terminando o centro de niteroi esta uma porcaria, alem de sujo, quebrado , fedorento, uma enorme população de rua, e um monte de secretaria criada por eles para desviar …hum NÃO FAZEM ABSOLUTAMENTE NADA O TAL PREFEITO SO ANDA FAZENDO CAMPANHA PRO TAL RODRIGO. E OS FUNCIONARIOS Fantasmas obrigados a fazerem campanha pra eles,. Por isso é FORA RODRIGO NEVES.E ESGOTO COM GRAEL.

    5. É impressionante as descabidas iniciativas deste prefeito e do seu antecessor,troca nome de ruas,se envolve em obras com projetos de alto nível (no papel) mas que ficam pela metade.Prioriza obras e visíveis…será por quê? Anuncia outros grandes projetos para o próximo mandato.Esses jovens com as bandeirolas nas calçadas devem ser bem remunerados pra passar vergonha!Espero que o niteroiense acorde e pense na cidade e não nas promessas infundadas e sempre descartadas ao longo dos 4 anos de reinado na prefeitura.

    6. Por isso o concurso público é fundamental! Comissionado, contratado fica obrigado às vontades do orgão empregador! Concursado jamais se coloca a prestar esse papel danoso aos cofres públicos e inútil à sociedade.

      É por essas e outras q milhares de crianças estão fora da escola! E os postos e hospitais prestam péssimos serviços à população!
      Dinheiro público para o serviço e os servidores públicos!

  11. A Prefeitura está substituindo todos os bancos de madeira e ferro da Rua Paulo Gustavo por bancos de fibra de vidro. Entretanto, como este Governo não tem planejamento, pois deveriam retirar um e colocar o outro no mesmo ato para que as pessoas que os utilizam não fiquem em pé aguardando a colocação dos próximos bancos.
    Simples assim.

    1. Deveria dar uma volta pelo Ingá, largado, sujo. Não existe mais o trabalho em equipe da limpeza; raramente, muito raramente, uma pessoa varrendo. Além de muitos moradores de rua. Muita falta de zelo e programação com o dinheiro do povo!!!

      1. Estamos vivendo em Niterói uma verdadeira avalanche de moradores de rua em sua grande parte importados de outros municípios em busca de alimentação que são oferecidos a noite por grupos de caridade e isso sem falar daqueles que buscam auxílio do cartão Araribóia.

Comments are closed.