Publicidade
Notícias

Poda de árvores evitaria falta de luz

Publicidade

Basta ventar forte para que casas, edifícios, ruas e até bairros sofram com a falta de luz por horas e dias, como ocorreu esta semana em Niterói. A falta de estrutura na assistência técnica da Enel, que retirou das ruas a maioria de seus caminhões com equipes especializadas na poda de árvores encostadas na fiação elétrica, é boa parte da causa do transtorno provocado por demorados blecautes.

Os galhos caem, as árvores tombam, os fios se encostam, ouve-se o estrondo do transformador e, a seguir, vem a escuridão. Aí começa o martírio. Clientes aflitos, no maior sacrifício ligam para o número da empresa, que era chilena, foi espanhola e agora é italiana, esperando muito para ser atendido e ouvir uma gravação: estamos providenciando o reparo. Mas têm que esperar sentados, no escuro, porque não há tempo certo para a luz voltar.

As reclamações estão indo parar também nos ouvidos da Prefeitura, com o secretário de Governo, Comte Bittencourt, pedindo uma audiência para a próxima semana à diretoria da Enel. Quer saber quantas são as equipes de emergência e vai cobrar da empresa que ela restabeleça urgentemente a poda de árvores no município.

A Prefeitura deve também procurar fazer o dever de casa, pois compete a ela a poda das árvores, para que fiquem devidamente afastadas de fios, o que não vem sendo feito com assiduidade pela Seconser.

No ano passado, a Secretaria de Meio-Ambiente baixou uma resolução rígida com as podas, remoção de árvores e supressão de vegetação. 

Agora, as podas somente podem ser feitas com autorização da pasta, inclusive em áreas particulares. Se não estiver autorizado, o pobre do contribuinte fica sujeito à multa que varia de R$ 1 mil a R$ 50 mil e até a pena de detenção.

Assim, o que se vê em muitos bairros são árvores destruindo calçadas e casas, porque o proprietário não pode mexer nelas e o poder público se omite.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 dias ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade