Publicidade
Notícias

PMs fazem dois partos na rua em comunidades de Niterói na manhã de hoje

Publicidade
Sargentos PM S. Junior e Santos trazem à luz uma menina e um menino no Morro do Estado e no Sapê, em Niterói / Divulgação

Num intervalo de quarenta minutos, PMs do 12° Batalhão fizeram o parto de uma menina e de um menino em duas comunidades de Niterói, na manhã desta terça-feira (11). A primeira ocorrência foi nas escadarias do Morro do Estado e a segunda na Estrada Washington Luiz, no Sapê.

Às 8h da manhã, Kalyne Barbosa, uma jovem de 19 anos, entrou em trabalho de parto ao descer a travessa São Sebastião, no Morro do Estado. Parentes pediram ajuda para levá-la à maternidade do Hospital Azevedo Lima, mas não deu tempo.

O sargento S. Junior utilizou um kit de primeiros socorros que os policiais carregam na viatura e auxiliou a mãe no parto, até a chegada de uma ambulância do Samu. Mãe e filha foram levadas para o hospital do Fonseca e passam bem.

Quarenta e dois minutos após, outra viatura do 12° BPM foi acionada também para ajudar a uma gestante. Desta vez, foi na Estrada Washington Luiz, no Sapê. Bruna Marçal estava em um carro de aplicativo tentando chegar ao Azevedo Lima.

O trajeto normalmente levaria cerca de 11 minutos, mas o trânsito estava bastante engarrafado. Assim, o motorista do Uber pediu ajuda a uma viatura da PM para abrir caminho até o Fonseca, a cerca de seis quilômetros de onde estavam.

O mais novo niteroiense tinha pressa, não aguentou esperar e começou a nascer dentro do carro. Aí foi a vez do sargento Santos auxiliar no parto e garantir a segurança da mãe e do filho até, finalmente chegarem ao hospital do Fonseca, onde passam bem.

Leia também: Grael gasta milhões com saúde que Niterói só encontra em hospitais estaduais

Com a Maternidade Alzira Reis fechada pela prefeitura de Niterói para uma obra de reforma que não acaba nunca, a prefeitura fez acordo com o Hospital Universitário Antonio Pedro para atender as gestantes. Só que o município não vem cumprindo o compromisso de mandar médicos para reforçar a equipe, o que tem sobrecarregado outros setores do Antonio Pedro.

Já a maternidade instalada no Azevedo Lima está sendo a melhor alternativa para as parturientes, desde quando o hospital do Fonseca trocou a gestão antes feita por uma organização social de saúde pela direção direta de Marcos Vinicius Dias, um médico do próprio Estado.

O Azevedo Lima abriu novas alas de emergência obstétrica (clínica e ortopédica), consultório de acolhimento da gestante, salas de exames para cardiotocografia (método de avaliação de bem-estar fetal) e ultrassonografia, além de renovar os leitos para internações.

Por sua vez, a Polícia Militar em Niterói desde maio, quando o coronel Leonardo Oliveira assumiu o comando do 12° Batalhão, tem demonstrado mais eficiência nas ruas na cidade. O oficial veio respaldado com alto índice de aprovação da população pela segurança implantada em Cabo Frio.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade