New here? Register. ×
×

PM vigia Niterói com câmeras de ong

Escrito por Gilson Monteiro às 15:13 do dia 11 de maio de 2017
Sobre: Olho no crime
11maio

O coronel Márcio Rocha, o titular da 77ª DP (Icaraí), Robson Costa, e o chefe do setor de Investigações da Delegacia, Lincoln Vargas, no centro de monitoramento montado no 12° Batalhão da PM em Niterói

Niterói ganhou um Centro de Monitoramento e Controle, no 12° Batalhão, graças à parceria da Ong Viver Bem, que transferiu dez monitores de alta definição de sua sede na Rua de São Pedro para o quartel da Polícia Militar.

O comandante Marcio Rocha disse da importância da parceria com a sociedade civil organizada em favor da população da cidade. “Esse novo serviço com 160 câmeras instaladas em Niterói, em breve chegará a 300 contando com planejamento, comando, coordenação e controle para dar sensação de segurança à população ao alcançar resultados que vão diminuir os índices de violência”, acrescentou o comandante.

O próximo passo é lincar a sala da PM com a Polícia Federal, Policia Rodoviária  Federal, Policia Civil, Cisp da Prefeitura de Niterói, Ecoponte, Auto Pista Fluminense e o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro.

– Essa integração é muito importante, considerando a competência fundamental de cada órgão, além da disponibilidade da população, sempre pronta a colaborar e informar – disse o coronel Rocha.

Com relação ao efetivo do 12° Batalhão, que é de mil soldados, mas com os afastamentos por licença médica e férias se reduz a 700 homens para policiar ostensivamente Niterói e o município vizinho de Maricá.

– Fazemos milagre, mesmo com um contingente menor, procuramos estar presentes em todos os bairros, como agora nas áreas contíguas ao túnel Charitas-Cafubá, colocando viaturas dos dois lados para apoiar o Centro de Comando Operacional da Prefeitura, além de termos uma Companhia no lado do Cafubá e outra no Badu – afirmou o comandante.

Ele destacou o apoio recebido do Batalhão  de Choque, que tem feito operações nas áreas onde existe uma maior incidência criminal em Niterói, atuando na Região Oceânica, Pendotiba, Icaraí, Centro e Zona Norte.

O presidente da Ong Viver Bem, Felipe de Almeida, que implantou o serviço de monitoramento em Niterói sem nenhum apoio governamental, disse que essa parceria com a PM veio agregar o investimento em tecnologia com a estrutura policial da PM em benefício dos moradores da cidade.

– Serão quatro observadores vigiando 24 horas por dia o que está ocorrendo na cidade e tomando as providências imediatas – disse Felipe.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|