New here? Register. ×
×

PM suspende desfile de blocos em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 12:37 do dia 10 de fevereiro de 2017
Sobre: Crise na segurança
10fev

O comandante do 12° Batalhão da PM em Niterói, coronel Márcio Rocha, garantiu que o policiamento da cidade está normal, apesar do protesto de mulheres de PMs na porta do quartel na Jansen de Mello. Ele pediu a suspensão de qualquer evento público nos próximos dias, principalmente o desfile de quatro blocos carnavalescos neste sábado e domingo programados pela prefeitura.

A medida foi acatada pela Neltur e pela Secretaria de Ordem Pública de Niterói no início desta tarde, ficando suspensas as licenças para os blocos “Que se chama amor” e “Mancando de Ré” desfilar amanhã (11/02) em São Francisco e no Jardim Icaraí, respectivamente. Também foram suspensos os desfiles do “Nosso santo bateu”, na Boa Viagem; e do “Sosseguei + Samba dos Amigos” na Rua Mem de Sá, em Icaraí.

No início desta tarde, as viaturas prosseguem no patrulhamento, mas as que entram no batalhão não estão saindo de volta, alegando haver um bloqueio feito por familiares dos  policiais militares. Outras estão se concentrando na frente dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO), como na Ilha da Conceição, onde havia cinco delas estacionadas.

— Por enquanto a situação está normalizada, mas a gente não sabe o que poderá ocorrer daqui para frente. Estamos revendo todas as autorizações  de eventos e de desfiles de blocos em Niterói para suspender tudo neste fim de semana, devido à grave situação por que está passando o estado – disse o comandante do 12° BPM.

Na noite de quinta-feira, foram instaladas grades na frente do batalhão da Jansen de Mello, mas já no início da manhã um pequeno grupo de parentes dos PMs começou a se concentrar junto ao portão de acesso das viaturas.

Pegando carona na crise, o prefeito Rodrigo Neves anuncia que a prefeitura vai realizar um convênio com o Estado para pagar aos policiais civis e militares um auxílio de R$ 3,5 mil, em parcela única, para cada um que atua em Niterói, prevendo gastar R$ 5 milhões com esse bônus. A medida ainda depende de aprovação de projeto de lei que ele disse que vai enviar na próxima quarta-feira (15/02) à Câmara de Vereadores.

Na gestão passada, o prefeito reeleito também anunciara a execução do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) para que PMs fizessem horas extras patrulhando a cidade. Os constantes atrasos no pagamento, porém, fizeram com que cada vez menos policiais militares aceitassem participar do programa usado para Rodrigo Neves fazer política, repetindo, como faz agora, que, apesar de a segurança pública ser atribuição constitucional do Estado, o município coopera com as forças policiais.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “PM suspende desfile de blocos em Niterói

  1. Tempos de crise pedem medidas amargas. Não é hora para folia. Não há motivo para isso. O Estado está em ruínas, e seria um contra-senso gastar um centavo sequer com festas e bebedeira públicas. Tenhamos bom senso e façamos nossa parte, evitando desperdícios e gastos desnecessários, e, acima de tudo, façamos todos os esforços para manter a paz e a tranquilidade, pois vamos precisar delas para vencer a crise.

  2. Não dá mais para aguentar tanto marketing do Ilmo. Sr. Dr. Prefeito de Niterói! Mais uma vez irá descumprir o Proeis… A cidade está um caos e o que os seus asseclas fazem é anunciar novos túneis pela cidade (um na Rua 5 de Julho e outro em Itaipu/Itaipuaçu)! Será que é pra entregar ao Cappo Ricardo Pessoa/UTC mais obra que – certamente – se arrastarão meses afora???!!!…

Comments are closed.