Está circulando nas redes sociais que todos os órgãos de segurança pública do Estado vão fazer blitz na cidade para apreender motos e carros com documentos atrasados para arrecadar dinheiro para o governo do Rio. O major Dalzani, chefe da P3 do 12° Batalhão da PM, em Niterói, disse que essas operações têm a finalidade de mostrar maior visibilidade da Polícia Militar e combater o crime.
– Nas blitzes são feitas revistas nos carros e nos passageiros em busca de armas e drogas, além da verificação dos documentos para verificar se o veículo foi furtado – disse o major.
Cerca de 300 carros e motos são apreendidos nas várias operações diárias feitas pelo 12° BPM em sua área de atuação que vai de Niterói a Maricá. A grande maioria dos veículos são apreendidos por medida administrativa devido à falta de vistoria veicular e/ou atraso no pagamento do IPVA, ou pela falta de documentação de porte obrigatório exigida pelo Detran.
O major Dalzani controla também o que acontece na cidade através dos monitores da ong Viver Bem instalados em uma central no 12° BPM.
Continuo a considerar as tais câmeras do CISP uma pura ação marqueteira por parte do gestor municipal haja vista a bagunça e o caos no trânsito da região oceânica causada pela obra em vigor. Se não ajudam em nada na repressão, quando poderiam ordenar o deslocamento de alguma unidade policial ou da guarda municipal, deveriam estar “enxergando” as bandalhas feitas pelos carros em razão da deficiente sinalização viária que ao ser modificada constantemente, não sofre por parte da tal NitTrans uma devida atenção. Coloquem uma câmera,ou apenas um observador, e verão como a sinalização semafórica colocada em frente ao ponto de ônibus em frente ao Buzin não é respeitada peloso carros vindos do sentido Itaipu p/ Centro. Perigo real e imediato todos os dias e vocês, da prefeitura de Niterói, continuam a não dar bola e depois, em 2018, certamente estarão percorrendo o comércio local apertando nossas mãos e pedindo votos! Estamos no século 21 e esses camaradas não evoluem em seus métodos.
Quanto as blitzes são bem vindas . Mas quanto essas câmeras seja do CISP ou do quartel , qual resultado concreto obtidos até hoje ??? Qual caso de assalto , explosões de bancos ou até mesmo de suspeitos etc. foram identificadas pelo sistema propiciando a chegada rápida da policia ??? Leio diversos jornais por dia e nunca vi uma referencia a uma interferência da policial por indicação dessas câmeras .
Se você acompanhar a página da ViverBem, no Facebook, poderá constatar que eles auxiliaram bastante a polícia em diversos casos. Contudo, não fazem milagres. Já as câmeras do CISP eu concordo contigo, não vejo eficácia.