Com piso desnivelado, bueiros sem tampa e buracos na calçada, a reurbanização da Rua Paulo Alves, no Ingá, demorou mais de dois anos para ser feita pela Prefeitura de Niterói por R$ 4,4 milhões, mas não durou oito meses inteira. O piso intertravado já virou armadilha para os pedestres com o ressalto das lajotas.
Em frente ao número 109, moradores colocaram um caixote para chamar atenção para a falta da tampa de um bueiro da caixa da rede de telefonia. Perto da Drogaria Pacheco, no número 72, onde é grande a frequência de idosos moradores do bairro, as lajotas do piso estão desniveladas e há um buraco aberto próximo do meio-fio.
A obra inaugurada em agosto do ano passado fazia parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói, que foi apresentado em novembro de 2019. A intervenção consistiu no alargamento da Rua Paulo Alves, que passou de duas para três faixas de trânsito, no trecho entre as ruas Presidente Pedreira e Casimiro de Abreu, sendo a terceira faixa exclusiva para ônibus, e uma ciclovia. A fiação de telefonia passou a ser subterrânea e a iluminação feita com lâmpadas de LED.
A chuva cai e a rua inunda
O ex-prefeito Rodrigo Neves fez grande alarde ao anunciar as obras de modernização da Rua Paulo Alves em 2020. Prometeu entregá-las em setembro daquele ano, antes das eleições. Em novembro, o anúncio era de que ficariam prontas em janeiro de 2021. O atual prefeito, Axel Grael, somente conseguiu entregar a obra em agosto do ano passado.
Dois dias depois de inaugurada, a obra não resistiu a uma chuva forte. Pelas redes sociais moradores postaram vídeos mostrando que a rua do Ingá virou um rio, um problema crônico que afeta também a Rua Presidente Pedreira e suas transversais.
Os R$ 4,4 milhões gastos foram para “promover a requalificação dos passeios, fiação subterrânea de telefonia, paisagismo e nova iluminação com LED”. Em nota distribuída à imprensa, na ocasião, a Secretaria municipal de Urbanismo disse que estava trabalhando para contratar um projeto de drenagem para a bacia do Ingá, a fim de acabar com os alagamentos nas ruas do bairro. Quando será isso, ninguém sabe, ninguém diz!
Vergonhoso, Niterói está entregue as ratazanas, virou cidade MOLBORO,é uma tristeza muito grande para nós moradores, era uma cidade exemplar em qualidade de vida , estragaram tudo, culpado é esse povinho que vota em troca de favores, agora aguenta.