Publicidade
Notícias

Pinheiro Jr reconstitui em livro o frenesi dos jornais vespertinos

Publicidade
Pinheiro Júnior conta em seu novo livro como eram as edições dos jornais vespertinos

O jornalista José Alves Pinheiro Júnior, que dirigiu os maiores jornais da imprensa brasileira, hoje aos 88 anos ainda mantém nas veias o espírito de repórter. Vai lançar seu mais novo livro “Febre de notícias ao entardecer”, dia 21/12, às 19h, na Blooks do Reserva Cultural.

O capixaba, morador de uma vida inteira no tranquilo Bairro de Fátima, em Niterói, diz que escreveu o livro na sobrevivência da pandemia, inspirando-se nas várias edições diárias dos vespertinos que faziam parte da vibração do entardecer carioca.

Vibração que vinha das páginas do Diário da Noite, do Globo, de Última Hora e de A Noite, onde celebridades das artes, da ciência, da política, da economia – e do crime ! – se misturavam , ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.

Pinheiro relata um protagonismo promíscuo que se fez típico de jornais da época em difícil despedida. Uma característica tanto mais estranha porque o noticiário policial desfrutava de liberdade e destaque negados pela ditadura dos anos 60/70 a assuntos nobres e, talvez por isso mesmo, considerados explosivos se raiassem à realidade social.

No entanto há pungentes histórias de asssaltantes impiedosos que parecem esconder denúncias consideradas socialmente inconvenientes. Outros enredos plagiavam clássicas criações literárias, como o incrível assassino que um delegado pretensamente erudito apelidou de Raskolnikov de Meriti. O sangue tinha conotações hilárias surrealistas e salpicava as redações.

O autor do livro, decano Pinheiro Júnior, inteligência privilegiada e raciocínio rápido, teve papel destacado nas importantes redações jornais, rádios e TVs em que trabalhou. Por isso tem seu nome lembrado e citado como repórter ou diretor em qualquer história da comunicação do país nas últimas décadas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói 2050: Marketing da prefeitura ignora o presente dos cidadãos

Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…

3 horas ago

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

4 dias ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

6 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 semana ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

2 semanas ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

2 semanas ago
Publicidade