Publicidade
Notícias

Pinheiro Jr reconstitui em livro o frenesi dos jornais vespertinos

Publicidade
Pinheiro Júnior conta em seu novo livro como eram as edições dos jornais vespertinos

O jornalista José Alves Pinheiro Júnior, que dirigiu os maiores jornais da imprensa brasileira, hoje aos 88 anos ainda mantém nas veias o espírito de repórter. Vai lançar seu mais novo livro “Febre de notícias ao entardecer”, dia 21/12, às 19h, na Blooks do Reserva Cultural.

O capixaba, morador de uma vida inteira no tranquilo Bairro de Fátima, em Niterói, diz que escreveu o livro na sobrevivência da pandemia, inspirando-se nas várias edições diárias dos vespertinos que faziam parte da vibração do entardecer carioca.

Vibração que vinha das páginas do Diário da Noite, do Globo, de Última Hora e de A Noite, onde celebridades das artes, da ciência, da política, da economia – e do crime ! – se misturavam , ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.

Pinheiro relata um protagonismo promíscuo que se fez típico de jornais da época em difícil despedida. Uma característica tanto mais estranha porque o noticiário policial desfrutava de liberdade e destaque negados pela ditadura dos anos 60/70 a assuntos nobres e, talvez por isso mesmo, considerados explosivos se raiassem à realidade social.

No entanto há pungentes histórias de asssaltantes impiedosos que parecem esconder denúncias consideradas socialmente inconvenientes. Outros enredos plagiavam clássicas criações literárias, como o incrível assassino que um delegado pretensamente erudito apelidou de Raskolnikov de Meriti. O sangue tinha conotações hilárias surrealistas e salpicava as redações.

O autor do livro, decano Pinheiro Júnior, inteligência privilegiada e raciocínio rápido, teve papel destacado nas importantes redações jornais, rádios e TVs em que trabalhou. Por isso tem seu nome lembrado e citado como repórter ou diretor em qualquer história da comunicação do país nas últimas décadas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

2 dias ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

5 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

5 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

6 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade