Equipes técnicas da Pestalozzi, da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e da Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) vão participar no dia 17 de novembro do colóquio anual dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) de Niterói. Além dos profissionais que atuam nessas instituições, o evento será aberto este ano aos usuários também.
O VIII Colóquio vai se realizar na Sala Nelson Pereira dos Santos, no complexo Reserva Cultural, em São Domingos. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://www.coloquiocerniteroi.com.
Além das palestras, o programa do evento prevê a exibição de três curtas-metragens, seguidos de um debate mediado pela jornalista Lucilia Machado, representante da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência, mestra em Diversidade e membro do programa UFF Acessível.
– Nossas instituições têm o compromisso de promover esse tipo de colóquio com o objetivo de capacitar as equipes técnicas sobre temas variados na área da reabilitação, buscando sempre as novidades para o setor. Este ano, a comissão organizadora, formada pela AFAC, AFR e Pestalozzi, buscou ampliar a temática, dando voz aos usuários do sistema, o que considero um avanço do nosso trabalho – afirma Jussara da Silva Freitas, presidente da Pestalozzi de Niterói.
O evento se repete há oito anos e é, segundo os organizadores, um compromisso das três instituições de Niterói habilitadas como Centro Especializado em Reabilitação (CER) pelo Ministério da Saúde, para atender a uma clientela de deficientes físicos, deficientes visuais, deficientes intelectuais e do espectro autista.
Anualmente, o colóquio é realizado com o objetivo principal de capacitar permanentemente a equipe técnica, com temas relevantes na área da pessoa com deficiência que gerem discussões, aprendizados, novos conhecimentos e que fomentem o investimento e melhoria das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Este ano, estão convidados a participar além dos usuários dessas instituições, os movimentos sociais e de defesa das pessoas com deficiência, familiares e pessoas com deficiência, além de estudantes e interessados na área.