Os caminhos da arquitetura, a construção de perspectivas e a discussão das emergências das cidades vão estar em debate na Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semarq19), evento preparatório para o 27° Congresso Mundial de Arquitetos 2020. A Semarq19 que será realizada de 30/09 a 02/10 no Centro de Convenções Irmão Amadeu (Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói).
— Essa é uma importante oportunidade para discutirmos a construção de perspectivas e fragilidades sobre a arquitetura e a cidade, com a divulgação e mobilização dos arquitetos e estudantes de arquitetura, bem como da sociedade em geral — avalia Paula Brasil, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo no Unilasalle-RJ.
Entre os palestrantes do evento no Unilassle está Gustavo Penna, um dos nomes atuais de maior destaque na área a nível nacional, que tem em seu currículo projetos como a reforma do Mineirão para a Copa do Mundo de 2014 e títulos internacionais, entre eles o Prix Versailles de 2018, principal prêmio de arquitetura comercial.
O arquiteto mineiro falará na noite do dia 30 sobre o caminho da arquitetura. Neste primeiro dia, as atividades girarão em torno do assunto “Sociedade, Coletividade e Transdisciplinaridade”. A abertura contará com a presença de Fabiana Izaga, representante do comitê do congresso mundial que será realizado em 2020, no Rio.
No dia 1º de outubro, quando a pauta é “Arquitetura, Design e Brasilidade”, o destaque vai para as palestras em torno da atuação feminina na Arquitetura, tema que tem ganhado destaque nos encontros da área. Silvana Rubino, professora da Unicamp, e Dora Alcântara, premiada no último ano em Portugal por conta de seus estudos sobre azulejos luso-brasileiros, conversam em mesa redonda sobre o protagonismo das mulheres.
No dia 2, o foco será nas “Perspectivas e Emergências das cidades”. Serão discutidas tanto estratégias de segurança quanto atuações como a do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle que desenvolve, junto de outras escolas e da prefeitura de Niterói, projeto para 30 famílias do Morro da Cocada.