Publicidade
Notícias

Pedal Sonoro culpa prefeitura por morte de ciclista no Centro de Niterói

Publicidade

O atropelamento e morte de um ciclista de 33 anos na Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, ocorrido nesta terça-feira (24/09), “não foi um mero acidente”, acusa o Pedal Sonoro. O coletivo de ciclistas urbanos atribui à prefeitura de Niterói, a culpa pela morte desse e de outros três ciclistas em 2018 porque, apesar de promessas feitas desde 2014, não instalou até hoje uma ciclovia nessa avenida, que é a principal via de ligação entre as Zonas Norte, Sul e o Centro.

“Nos mais de cinco anos em que o problema foi identificado e das dezenas de vítimas, já cobramos publicamente e através de diversos ofícios legislativos a implantação desta conexão cicloviária (na Marquês do Paraná), mas até o momento a prefeitura nunca deu a devida importância à esta reivindicação legítima dos ciclistas”, diz o Pedal Sonoro em seu site.

Depois de três atropelamentos, prefeitura prometeu obra em 2018

O coletivo lembra que em 2018, após três atropelamentos de ciclistas em menos de 48h, encaminhou a Rodrigo Neves documento com mais de 2.800 assinaturas pedindo providências. “Na ocasião, a prefeitura fez mais uma promessa: desta vez a obra seria realizada até novembro daquele ano (2018). Novamente, de nada adiantou”, criticam os ciclistas.

Agora, após uma nova morte na Marquês do Paraná, a prefeitura anunciou que vai antecipar a inauguração da ciclovia da Av. Marquês de Paraná para dezembro deste ano. Mas, ainda assim, não vai solucionar o problema, segundo aponta o Pedal Sonoro em seu site:

“Esta obra, ao contrário do que foi prometido em diversas oportunidades, não contempla os ciclistas da Zona Norte, pois não prevê a conexão com a Rua São Lourenço, que registrou em uma contagem piloto realizada neste mês pelo coletivo Pedal Sonoro 476 ciclistas, apenas entre 7h e 9h da manhã”.

O Pedal Sonoro é um coletivo de ciclistas urbanos, sem fins lucrativos, integrado por voluntários, que tem como principais objetivos promover a utilização da bicicleta como meio de transporte; colaborar para a sustentabilidade e mobilidade urbana das cidades; e conscientizar os ciclistas a respeito de seus direitos e deveres.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

1 dia ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade