Publicidade
Notícias

Pedagoga assume Pestalozzi Niterói e pede mais apoio para inclusão e cidadania

Publicidade
Jussara Freitas diz que a Pestalozzi deveria receber mais apoio do poder público

Trinta e dois anos depois de ter entrado na Pestalozzi de Niterói pela primeira vez, a pedagoga Jussara Silvia da Silva Freitas assume a presidência da instituição. Ela substitui o advogado Carlos Alberto Consídera com a missão de continuar o trabalho de reorganização administrativa da associação filantrópica. Jussara diz contar com uma equipe coesa que continuará trabalhando pela inclusão e cidadania das pessoas com necessidades especiais, mas pede mais apoio das administrações públicas.

Para divulgar as políticas de reabilitação, saúde e educação da pessoa com deficiência, marca da instituição fundada em 1948, a presidente acaba de lançar o Informativo Pestalozzi, distribuído por e-mail às pessoas interessadas em conhecer e contribuir com o trabalho da instituição exemplar do terceiro setor (clique aqui).

A presidente Jussara Freitas relembra sua trajetória na Pestalozzi, onde começou como pedagoga em fevereiro de 1990. Logo foi convocada pela então presidente Lizair Guarino para coordenar o Centro Experimental Helena Antipoff, dirigido pela professora Eunice José Vieira.

Pestalozzi passa a divulgar suas ações através de Informativo online

Referência em educação especial, a Pestalozzi Niterói se ressente de maior apoio das administrações públicas. “Os governantes poderiam atuar em maior parceria com instituições como a Pestalozzi, que têm conhecimento e experiência para lidar com crianças e jovens com deficiência, incluindo-as na sociedade”, diz a presidente.

– Há uma parcela que vê escolas como a nossa como um ambiente segregador. Isso não é verdade. É puro preconceito. Nosso trabalho é dar cidadania para que essas crianças possam crescer e se tornarem adultas incluídas na sociedade, com total responsabilidade e donas do seu nariz. São muitos os exemplos de ex-alunos que formaram famílias, casaram-se, trabalham e são cidadãos de pleno direito – acrescenta Jussara Freitas.

Antes de entrar para a Pestalozzi, há 32 anos, Jussara conta que nunca havia trabalhado com crianças com deficiência. “Foi um desafio enorme que acabou me envolvendo e se transformou em parte da minha vida. Logo que cheguei, a doutora Lizir Guarino (então presidente) me chamou para assumir a coordenação do Centro Experimental Helena Antipoff (de educação especial). Na hora me assustou um pouco, mas ela tinha o dom de dar oportunidades a quem enxergava ser capaz. Assumi o cargo com o apoio dela e atuei coordenando a equipe até me aposentar”, conta Jussara.

– Eu nunca saí definitivamente da Pestalozzi. Me aposentei há três anos e aceitei, à época, o convite para integrar a diretoria, feito pelo professor José Raymundo Martins Romeo, que assumiu a Pestalozzi em um momento muito difícil. Colaborei um pouco distante, por motivos familiares, mas sempre com a Pestalozzi no meu coração. Agora, recebi esse chamado para assumir a presidência. Recebi como uma missão – diz a nova presidente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

14 horas ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade