New here? Register. ×
×

Paulo Sá: o Pai do Ano que transforma solidariedade em missão de vida

Escrito por Gilson Monteiro às 18:04 do dia 7 de agosto de 2026
Sobre: Vencendo obstáculos
  • Paulo Sá, Acape, Niterói
07ago
Cercado pelo carinho de seus “filhos” da Acape, Paulo Sá é um pai muito especial

Resolvi escolher como Pai do Ano a figura extraordinária de Paulo Sá, um exemplo raro de humanidade, dedicação e solidariedade. Sua história de vida é marcada pela fé, pelo amor ao próximo e por um compromisso inabalável com aqueles que mais precisam de apoio.

Há mais de duas décadas, Paulo Sá abraçou a causa da Associação dos Colaboradores e Amigos dos Pacientes Especiais (Acape), instituição que atende pessoas com deficiência intelectual e que tem na psicóloga Ana Cláudia, sua fundadora e diretora, uma referência de competência e sensibilidade. A convivência em torno desse trabalho social acabou unindo ainda mais os dois, que mais tarde se casaram e passaram a compartilhar não apenas a vida pessoal, mas também a missão de transformar vidas.

Nos últimos meses, a Acape enfrentou um dos maiores desafios de sua história. Após ocupar durante 23 anos um imóvel no Trevo de Piratininga, a entidade foi surpreendida com a decisão do proprietário de colocar a casa à venda. Diante da ameaça de perder sua sede, Paulo Sá entrou em ação. Graças à credibilidade construída ao longo de tantos anos de trabalho sério e transparente, ele mobilizou apoios e encontrou um empresário generoso que comprou e doou um novo imóvel para a instituição, localizado na Rua Santos Anjos, 351, em Itaipu.

Agora, a nova etapa exige outro esforço. Segundo Paulo, está sendo elaborado um projeto de adaptação da residência pela arquiteta Sheila Jabarra, com o objetivo de oferecer mais conforto, acessibilidade e dignidade aos assistidos. Para viabilizar as obras, que devem começar no início de setembro, a entidade precisará da colaboração de pessoas e empresas dispostas a apoiar essa causa tão nobre.

A trajetória de Paulo Sá é inspiradora. Auditor da Receita Federal por muitos anos, ele optou por se aposentar aos 58 anos para dedicar-se integralmente ao trabalho social desenvolvido pela Acape. Desde então, transformou sua experiência profissional e sua capacidade de articulação em instrumentos a serviço da inclusão e da cidadania.

A Acape está instalada atualmente na Avenida Professor Ernani Faria Alves, nº 1 (antiga Avenida Doze), ao lado do Colégio Itapuca, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, onde segue construindo histórias de acolhimento e esperança.

A Acape não recebe subvenções de nenhum órgão de governo federal, estadual ou municipal. A obra é mantida graças a doações de algumas pessoas e de empresas. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (21) 99607-7208. Ou fazer uma visita a essa instituição para conhecê-la de perto e entrar para o time de colaboradores e amigos da Acape.

Mesmo enfrentando desafios pessoais de saúde e convivendo com quatro stents no coração, Paulo Sá não diminui o ritmo. Pelo contrário. Mantém-se firme, motivado e confiante. Costuma dizer que essa luta diária em favor dos mais vulneráveis é justamente o que lhe dá forças para superar obstáculos e seguir adiante.

Em tempos em que o individualismo muitas vezes se sobrepõe ao interesse coletivo, Paulo Sá mostra que a solidariedade continua sendo um dos mais poderosos instrumentos de transformação social. Neste Dia dos Pais, sua trajetória merece reconhecimento, gratidão e uma bênção especial.

Paizões como ele são raros. E Niterói, terra do cacique Arariboia, pode se orgulhar de ter entre seus filhos um homem que fez da generosidade um verdadeiro projeto de vida.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

2 thoughts on “Paulo Sá: o Pai do Ano que transforma solidariedade em missão de vida”

  1. Ao Sr. Gilson Monteiro , a minha admiração pelo belo e perfeito comentário sobre o trabalho realizado por Paulp Sá e sua esposa, Ana Cláudia.
    A vc Paulo , o meu abraço, admiração e carinho pela dedicação à essas crianças , as quais , acolhidas com tanto amor !!!
    Parabéns à vcs dois por este lado admiravelmente humano !!!!

Comments are closed.