New here? Register. ×
×

Para que serve a TransOceânica?

Escrito por Gilson Monteiro às 17:54 do dia 17 de junho de 2016
Sobre: Eleitor quer saber:
17jun

transduvidas1A TransOceânica, uma obra que o prefeito ex-petista Rodrigo Neves está empenhado em mostrar na campanha eleitoral que se avizinha, almejando sua reeleição para a Prefeitura, está sendo enfiada goela abaixo dos moradores-eleitores da Região Oceânica sem que o poder público lhes dê quaisquer explicações.

São numerosas as dúvidas sobre o que esta obra de R$ 310 milhões, que levará mais de vinte anos para ser paga com juros e correção monetária pelos contribuintes, poderá trazer de benefícios. A seguir, enumeramos as principais questões apresentadas pelos leitores da Coluna:

1 – A travessia de pedestres somente poderá ser feita nas doze estações do BHLS, que ficarão distantes de 500 a 600 metros uma da outra?

2 – Os retornos de veículos serão também junto às estações?

3- Como ficarão os cruzamentos na Avenida Central, Trevo de Piratininga e Cafubá, onde os motoristas hoje já sofrem com os engarrafamentos. Qual a solução oferecida?

4 – A obra está retirando vagas de estacionamento e diminuindo a largura de calçadas na porta do pequeno comércio. Por que estes serão os mais prejudicados?

estacionaBB5 – A prefeitura autorizou a abertura de agências de bancos oficiais como a da Caixa e a do Banco Brasil, sem área estacionamento, e agora retirou as poucas vagas que havia por perto. No entorno do BB próximo da rótula da Avenida Central, esta semana foram colocadas oito placas de estacionamento proibido (foto) e a NitTrans aumentou o número de reboques atuando na área. Aonde irão estacionar os clientes?

6 – E a ciclovia? Vai ser apenas uma ciclofaixa pintada sobre calçadas e em trechos do asfalto?

7 – Em pontos onde são constantes os alagamentos quando chove, como em frente ao Restaurante Buzin, ao Motel Status e ao Shopping Multicenter, as obras previram ser feita uma drenagem da nova via?

8 – A fiação subterrânea de energia elétrica e telefonia, prevista no projeto para eliminar postes ao longo da TransOceânica vai ficar somente no papel?

9 – Como serão os ônibus BHLS? Serão os atuais veículos rebaixados com portas instaladas dos dois lados?

10 – Qual será a tarifa do BHLS e se esse transporte vai funcionar integrado com os catamarãs de Charitas? Se a tarifa dos catamarãs de Charitas não for reduzida e integrada ao BHLS, muitos acabarão preferindo ir até a Estação das Barcas, no Centro, para pagar menos pela travessia da baía de Guanabara. Qual a alternativa que a prefeitura de Niterói vai oferecer aos usuários do túnel Charitas-Cafubá para ir ao Centro do Rio?

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

10 thoughts on “Para que serve a TransOceânica?

  1. E os ônibus que vão para o centro? Vão parar no meio da pista? Acredito que a maior parte dos morados da região oceânica vai para o centro durante o dia. E no final de semana, com a falta da praia? E no cafuba que a pista é fila indiana de carros? E a ciclovia? E o trecho antes do posto monza, em frente à tia, como vai ser?? Obra de merda

  2. Tambem fiquei sabendo que pra autorizarem o emprestimo pra essa obra acontecer, uma verba de muitos milhoes de reais foi reservada para projetos de compensação do impacto ambiental, devido a retirada das palmeiras do canteiro central. Alguem sabe do valor dessa verba e de que maneira será implementada?

  3. A minha pergunta é sobre o velho problema do trecho entre o Supermercado Litoral e ao Posto Monza, onde já tinham tentado na duplicação da faixa, a desapropriação de parte das casas. Tenho a desconfiança que a rua paralela sera usada para isso. Mas será viável?

  4. E onde estão as plantas, os projetos, os estudos de impacto econômico e ambiental? Vi uma prévia publicada no Globo mas não passava de um desenho paisagístico, sem compromisso com as localidades, sem informação real e transparente para a população. E mais nada. Será q a obra q destruiu meu bairro, rua por rua – e aliás, meu carro tb – corre em segredo de justiça? Não aguento mais.

  5. Como ficará a situação dos moradores de Itacoatiara e Itaipu??? Estarão excluidos do uso do BHLS???

  6. A obra so vai adiantar se reduzirem drasticamente a tarifa do Catamarã Charitas que hoje custa mais de R$30,00 ida e volta. Inviável pra quem trsbalha no Rio! Precisamos de BARCAS comuns em Charitas também! E estacionamento com preço acessível

  7. Absurdo uma obra que não traz nada de bom de melhora vc vê que é uma obra para arrecadar dinheiro pois está quebrando todo o comércio gerando uma queda de vendas e fico me perguntando para que essa obra só o túnel já era de bom tamanho para acabar com o trânsito e fortalecer o comércio pois daria mais rapidez de ir e vir obra só para ganhos

  8. Sou declaradamente oposição ao atual governo municipal, mas reconheço o mérito a necessidade da transoceânica. Independente de suas contradições, é uma obra viária de grande utilidade pública e por isso tem meu Aplauso.

  9. Gostaria tb de saber. Como vai ficar o rolamento de carros nos finais de semana no Verão, que com três faixas já era bem complicado e agora com duas, sem recuo para ônibus ou mesmo em caso de pane ?

Comments are closed.