New here? Register. ×
×

Papa nomeia bispo auxiliar de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 12:53 do dia 10 de maio de 2017
Sobre: Ordenação em julho
10maio

O Papa Francisco nomeou hoje (10/05), monsenhor Luiz Ricci como bispo auxiliar de Niterói (RJ), acolhendo a solicitação do arcebispo Dom José Francisco, de poder contar com um colaborador na Arquidiocese da ex-capital fluminense.

A ordenação episcopal será realizada no dia 16 de julho (domingo), às 15h, dia de Nossa Senhora do Carmo, na cidade natal do padre, Bauru (SP), em comum acordo entre a Arquidiocese de Niterói e a Diocese daquela cidade paulista.

Em carta enviada pelo novo bispo auxiliar à comunidade arquiodicesana, revelou que recebeu a comunicação da nomeação com “temor e tremor” , citando versículo do Livro dos Filipenses (Fil 2,12). Acrescentou que a primeira imagem que lhe veio foi a da Ponte Rio-Niterói, sobre a cidade em que servirá como bispo auxiliar.

– Desejo ser um operário na Vinha do Senhor, construtor de pontes, na comunhão eclesial e solidária, colaborando para “aterrar os vales e aplainar montanhas e colinas” (cf. Lc 3,5), como anunciou São João Batista, Padroeiro da Arquidiocese de Niterói. (…)

Padre Luiz Antonio Lopes Ricci, é natural de Bauru – SP, nasceu em 16 de maio de 1966.  Ordenado Diácono em 26 de dezembro de 1996 e sacerdote em 10 de julho de 1997, cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambos em Marília – SP, Centros de Formação da Província Eclesiástica de Botucatu.

Possui Mestrado e Doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – Accademia Alfonsiana, de Roma. Fez pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, cuja pesquisa acaba de ser publicada pela Editora Paulus, com o título “Morte Social: Mistanásia e Bioética”. É vice-líder do grupo de pesquisa “bioética e direito” do Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Foi Reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus (2000 -2004) e Diretor Executivo da Faculdade João Paulo II.

Foi Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Cabrália Paulista, Administrador da Paróquia de Santa Teresinha, em Paulistânia e Pároco da Paróquia Santa Maria, em Piratininga. Também foi Coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Geral da Diocese de Bauru.

Atualmente é Diretor da Faculdade João Paulo II, em Marília e Professor Titular de Teologia Moral, Bioética e Virtudes na mesma Instituição. É pároco da Paróquia São Cristóvão, em Bauru, Assessor Diocesano da Pastoral da Criança e membro do Colégio dos Consultores.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|