Publicidade
Notícias

Pão de queijo, cachaça e torresmo de rolo trazem Minas Gerais para Icaraí

Publicidade

Toda vez que visitava Patos de Minas (MG), sua terra natal, Janaína Sá Elizario voltava com a mala do carro repleta de encomendas das mais variadas guloseimas. Eram pedidos feitos por conterrâneos e amigos que conquistou em Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que escolheu para morar e criar os dois filhos.

Há mais de um ano, a administradora de empresas Janaina abriu o Armazém Mineiro, em Icaraí. A loja é um pequeno recanto de Minas Gerais, onde se encontra um pouco de tudo, como o legítimo pão de queijo, que pode vir também com queijo brie e geleia de damasco, mozarela de búfala e tomate seco, pernil, linguiça artesanal, carne seca e mais 11 opções de recheios.

Sinos anunciam fornada de pão de queijo

Os vizinhos já sabem, quando os sinos tocam na entrada do armazém está saindo uma nova fornada de pão de queijo.

O ambiente, com um jirau e mesinhas na calçada, é composto por móveis de Tiradentes e do artesanato de Bichinho. A decoração compõe o aconchego mineiro na Rua Ministro Otávio Kelly 407.

Pela manhã, o freguês pode tomar um cafezinho coado, com o queijo de sua preferência e mais broa de milho, cural, pamonhas, três tipos de bolo, aipim, fubá com goiaba e bolo de milho. Todos são feitos com receitas da vovó, guardadas a sete chaves por Janaína.

Ali também são encontrados queijos artesanais, inclusive os três premiados “Santuário do Mergulhão Curado”,  “Canastra do Ivair” e o “Vale do Gurita”, todos da Serra da Canastra. Conquistaram as medalhas Superouro, ano passado, no Mundial de Fromage, em Tours, na França, no critério de sabor, aparência e textura. O concurso foi disputado com outros 953 queijos de 30 países.

Uai!, é muita guloseima à disposição do freguês. Tem linguiças e o torresmo a rolo de Formiga, os imbatíveis queijos do Serro, o premiado doce de leite de Santo Antônio do Grama, a autêntica goiabada cascão e as cachaças de diversos alambiques, produtos simples da sofisticada, saborosa e autêntica roça mineira, reconhecida e premiada no Brasil e no exterior.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade