Publicidade
Notícias

Pão de queijo, cachaça e torresmo de rolo trazem Minas Gerais para Icaraí

Publicidade

Toda vez que visitava Patos de Minas (MG), sua terra natal, Janaína Sá Elizario voltava com a mala do carro repleta de encomendas das mais variadas guloseimas. Eram pedidos feitos por conterrâneos e amigos que conquistou em Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que escolheu para morar e criar os dois filhos.

Há mais de um ano, a administradora de empresas Janaina abriu o Armazém Mineiro, em Icaraí. A loja é um pequeno recanto de Minas Gerais, onde se encontra um pouco de tudo, como o legítimo pão de queijo, que pode vir também com queijo brie e geleia de damasco, mozarela de búfala e tomate seco, pernil, linguiça artesanal, carne seca e mais 11 opções de recheios.

Sinos anunciam fornada de pão de queijo

Os vizinhos já sabem, quando os sinos tocam na entrada do armazém está saindo uma nova fornada de pão de queijo.

O ambiente, com um jirau e mesinhas na calçada, é composto por móveis de Tiradentes e do artesanato de Bichinho. A decoração compõe o aconchego mineiro na Rua Ministro Otávio Kelly 407.

Pela manhã, o freguês pode tomar um cafezinho coado, com o queijo de sua preferência e mais broa de milho, cural, pamonhas, três tipos de bolo, aipim, fubá com goiaba e bolo de milho. Todos são feitos com receitas da vovó, guardadas a sete chaves por Janaína.

Ali também são encontrados queijos artesanais, inclusive os três premiados “Santuário do Mergulhão Curado”,  “Canastra do Ivair” e o “Vale do Gurita”, todos da Serra da Canastra. Conquistaram as medalhas Superouro, ano passado, no Mundial de Fromage, em Tours, na França, no critério de sabor, aparência e textura. O concurso foi disputado com outros 953 queijos de 30 países.

Uai!, é muita guloseima à disposição do freguês. Tem linguiças e o torresmo a rolo de Formiga, os imbatíveis queijos do Serro, o premiado doce de leite de Santo Antônio do Grama, a autêntica goiabada cascão e as cachaças de diversos alambiques, produtos simples da sofisticada, saborosa e autêntica roça mineira, reconhecida e premiada no Brasil e no exterior.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

1 dia ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

3 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade