Por: Guilherme Barros e Marina Rocha Barros //
Seus quadros têm tido ampla repercussão nas redes sociais. Sempre atento aos novos modos de consumir informação, Barros, que desenha e pinta desde os 12 anos, começou um curso de pintura online e vem aprimorando suas técnicas.
O hobby ajuda a manter a cabeça no lugar no meio de uma pandemia que nunca imaginou viver. O aposentado está entre os brasileiros vacinados contra a Covid-19. Já tomou a segunda dose da CoronaVac, mas garante que manterá todos os cuidados para evitar a doença.
Barros tem uma carreira jornalística notável. Estava à frente do departamento de arte da famosa revista O Cruzeiro quando a publicação atingiu a histórica marca de mais de 700 mil revistas vendidas em banca. Foi chefe da arte das revistas Manchete, Manchete Esportiva, Fatos e Fatos e Fotos. Ao todo, Barros deve ter projetado, com seu traço de artista nato, milhares de páginas e capas de revistas.
Há três anos, sofreu sua maior dor, quando perdeu sua companheira de quase 60 anos, Maria Adelaide. A relação dos dois remonta à época quando Niterói ainda era capital fluminense e eles trabalhavam no IBGE. Barros teve então uma oportunidade de atravessar a Ponte e tentar a vida em O Cruzeiro, como diagramador. Trabalhou na revista durante 20 anos. Lá, conheceu e se tornou amigo de nomes como Ziraldo, Borjalo, Péricles Maranhão, Carlos Estêvão, Amilde Pedrosa (Appe), e muitos outros. Depois, em 1975, mudou-se para extinta Manchete, onde construiu uma sólida amizade com Carlos Heitor Cony.
Barros foi citado algumas vezes por Cony em artigos escritos para a Folha de São Paulo. Até o falecimento de Cony, os dois ainda se encontravam. Chegaram a fundar um grupo chamado Pão com Ovus, todos ex-jornalistas da Manchete.
Flamenguista de coração e conhecedor de culturas, ele, hoje, acompanha de perto as notícias de esportes e política e usa as redes sociais para compartilhar textos e análises pessoais, sempre com opiniões muito incisivas.
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…
Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…
Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…
O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…
O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…
Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…