O ato de filiação de Rodrigo Neves ao PDT parecia o samba do crioulo doido. Representantes de correntes políticas diversas, apoiadores de Lula, Alkmin, Manuela D´Ávila e de Ciro Gomes à presidência da República participaram do encontro no Restaurante Seu Antonio, no Cafubá, na tarde desta terça (12/12). Todos buscavam um lugar ao sol, congestionando o palanque armado para Ciro Gomes pelo prefeito de Niterói.
Não passavam, porém, de cinquenta convivas. Do PDT de Niterói lá estavam apenas o presidente do diretório, Miguel Vitoriano, o vereador Renato Cariello e Robson Guimarães. Jorge Roberto Silveira, que liderou o partido de Brizola em Niterói nos últimos trinta anos, pediu licença do PDT em oposição a Rodrigo.
Outro renunciante, Comte Bittencourt, que abriu mão do mandato de vice-prefeito de Rodrigo Neves para continuar deputado estadual, estava presente. Como presidente regional do PPS, apoia Geraldo Alkmin para a presidência e Denise Frossard para o governo do Estado. Disse que fora apenas “dar um abraço no prefeito”.
Já o deputado federal Chico D’Ângelo (PT), que tem andado nas caravanas de Lula pelo Estado do Rio, segundo anunciou Rodrigo Neves, em breve se filiará ao PDT. O pessoal do Partido Verde, com Axel Grael à frente, participou do almoço. O ex-petista Rodrigo era PV desde março do ano passado, e como um neoverde se reelegeu prefeito.
Outro ex-petista, o vereador Leonardo Giordano, hoje no PCdoB que apóia a deputada gaúcha Manuela D’Ávila à presidência da República, justificou sua presença na festinha pedetista dizendo que lá fora como presidente municipal de seu partido atual.
Completando a sopa de letrinhas, o deputado estadual Carlos Minc (ex-PT, ex-Verde e hoje sem partido), lamentou a ausência de Jorge Roberto Silveira. Também presente o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira (ex-PPS, hoje filiado ao Solidariedade, partido que apóia a candidatura do tucano Alkmin).
Com Rodrigo, são novos pedetistas o ex-vereador André Diniz e o ambientalista Gerard Sardo. O prefeito disse ao lado de Leonel Brizola, neto, e de Carlos Lupi (presidente nacional do PDT), que cumprirá seu atual mandato até 2020 e que dará seu apoio à candidatura de Ciro Gomes no município.
Depois de agradecer o apoio de Rodrigo à sua candidatura, Ciro Gomes para não perder a viagem fez discurso criticando a reforma trabalhista.
Esta opç;ao política partidária não é novidade para ninguém em Nitrói ,uma vez que sempre fez gestão compartilhada com o Partido dos Trabalhadores,onde o atual prefeito Rodrigo Neves nunca
abriu mão do projeto político do Partidodos Trabalhadores-PT e Partido democrático Trabalhista -PDT
Tião Cidadão
Controle Social.
Niterói,13/12/2017,22:47 min
Como esperar a presença de Jorge? Rodrigo se elegeu pela primeira vez, aproveitando a baixa popularidade de Jorge na época, e o atacou covardemente como se em momento algum tivesse usufruído do mandato do ex-prefeito. Foi secretário de Jorge por várias vezes, e conseguiu politicamente, coisas que poucos consenguiram durante o tempo que Jorge esteve à frente da prefeitura. Foi, e continua sendo ingrato com quem sempre lhe estendeu a mão, pois até hoje quando participa de inaugurações, faz questão de falar mal da administração que o antecedeu. Por isso não me estranha a presença dessa “sopa de letrinhas” que se torrnou a filiação de Rodrigo no PDT, muitos cargos em jogo e pouca admiração pelo anfitrião. Só que quem deveria estar sendo realmente homenageado, por tudo o que fez pela grande maioria dos que estavam presente, mais uma vez mostrou sua grandeza, não participando de um evento sem graça e politicamente sem objetivo definido. Jorge Sempre, Rodrigo Never.
Emociona ver a “imutável firmeza” partidária desses pessoal. Eles ainda conseguem enganar muita gente enquanto resolvem suas vidas e finanças. Cabe uma perguntinha: vivem de quê e como conseguem manter suas contas tendo em vista que vivem viajando e confraternizando entre uma mudança de partido? Esse abusivo número de partidos políticos com suas sopas de letrinhas, em nada favorece um regime realmente democrático no qual os interesses do povo comum sejam devidamente respeitados. E ainda temos que aturar essa raça.
A chamada da matéria com a foto do Leonardo, presidente municipal do PCdoB, um partido com candidatura própria, ficou bem tendenciosa…