Publicidade
Notícias

Pais reclamam de mensalidades do Gay

Publicidade

O reajuste de 7,98 por cento nas mensalidades do Gay Lussac em 2020 está sendo alvo de protesto de pais de alunos do tradicional colégio situado bairro de São Francisco, Zona Sul de Niterói. Um documento com mais de 500 assinaturas de responsáveis pelos alunos deveria ser entregue por uma comissão de pais, porém a direção da escola teria se negado a receber o grupo.

O Gay Lussac justifica o reajuste em razão de investimentos realizados com infraestrutura em geral (aumento e modernização da frota de ônibus, construção de muros, investimento em salvaguarda, modernização de laboratório, aquisição de novos laptops, reforma de banheiros, substituição de aparelhos de ar condicionado, troca de mobiliário, aquisição de brinquedos e melhoria de salas, modernização das instalações do teatro).

Para a comissão de pais que protestam contra o reajuste das mensalidades em índice acima da inflação, “essas despesas de modernização de uma estrutura que já é nova, fomenta a cultura do desperdício, tão combatida pela filosofia da escola”. 

Nos últimos anos a escola tem efetuado reajustes sempre acima da inflação. No período, de cinco anos, a inflação acumulada foi de 29,69 por cento, contra o reajuste acumulado das mensalidades de 59,31 por cento.

Segundo levantamento feito pelos pais de alunos, em 2015 a mensalidade foi aumentada em 15 por cento (inflação do período, 10,67%); 2016, 11 por cento (inflação de 6,29%); 2017, sete por cento (inflação de 2,95%); 2018, oito por cento nas mensalidades (inflação de 3,75%); 2019, oito por cento de reajuste (inflação de 3,22% no ano).

Direção da escola justifica reajuste

A diretora do Gay Lussac, Luiza Sassi, enviou à Coluna a seguinte nota:

Nossa política de transparência sempre fez com que compartilhássemos de modo efetivo as ações que realizamos na escola. Não é diferente em relação ao anúncio das mensalidades que foram divulgadas para 2020 a frente das outras instituições de ensino. Ao esclarecer e compartilhar nossas ações tanto de custo e despesas operacionais (opex) assim como nossos investimentos (capex) houve uma incompreensão sobre o que estaria impactando no reajuste.
A cultura do não desperdício, reconhecidamente expressa pelos pais, faz todo sentido com nosso posicionamento e por isso, implantamos nos últimos anos, políticas de descontos para irmãos e auxílio transitório que ofereceu bolsas para famílias que tiveram perda de renda.
Os reajustes realizados estão pautados por gastos operacionais, tais como formação dos professores, políticas de remuneração, benefícios, gastos de manutenção, sempre em respeito à Lei 9870/99 e não estão relacionados a investimentos. Os reajustes estão justificados e demonstrados em planilha de custo. Portanto, reitero que já atendemos algumas famílias e atenderemos a cada uma que nos procurar.
Ressaltamos também que nossa escola está em total conformidade com as leis municipais, estaduais e federais, cumprindo de maneira íntegra e idônea todas as exigências regulatórias de instituições privadas de ensino. Além de cumprir as exigências de saúde e segurança e proteção à criança a nível nacional e internacional.”

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

18 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

3 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

7 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade