Os ônibus ficam fora de Camboinhas, bairro praiano da Região Oceânica de Niterói. O secretário de Urbanismo, Renato Barandier, disse em reunião com moradores na noite de terça-feira (26), que o projeto de mobilidade urbana da prefeitura para Camboinhas “envolve mais ciclovias”.
O Ministério Público estadual abriu inquérito para apurar por que não há transporte público em Camboinhas. A Soprecam (associação de moradores) convocou, então, a reunião em que a maioria dos presentes se manifestou contra a circulação de ônibus no bairro. Camboinhas tem entrada e saída feita por um único acesso.
O secretário de Urbanismo disse que “o pensamento de mobilidade da prefeitura” para Camboinhas envolve mais ciclovias. “A opção foi criar uma estação na rotatória, que está sendo construída. Vim aqui tranquilizar vocês. Esse questionamento do MP é porque a prefeitura não colocou linha no bairro. Além dos argumentos da prefeitura, é importante ouvir os da população, em relação à proposta”, afirmou.
“Camboinhas é um bairro de características diferentes. Tem uma associação, há muitos anos estabelecida e ativa, junto à prefeitura. Ônibus aqui é um retrocesso”, observou o empresário Stuessel Amora Júnior. Lembrou que o bairro já passou pela experiência de contar com linhas de ônibus, “o que fez, por exemplo, com que os carros dos moradores fossem obrigados a “passar pelas calçadas”.
A Soprecam realizou uma enquete nas redes sociais para compreender a opinião dos moradores. Mais de 600 comentários foram deixados na página do Instagram da Associação, a maioria discordando da entrada de ônibus em Camboinhas.
O presidente e o vice-presidente da Soprecam, Paulo Roberto Pilotto e Mario Rocha, reforçaram que a Associação está com os moradores e não quer a circulação de ônibus no bairro.
A população também teve a oportunidade de se manifestar na reunião. Moradores levantaram argumentos importantes contra a implementação de uma linha em Camboinhas, como a possibilidade de aumento nos engarrafamentos devido às ruas estreitas, os impactos na segurança, ordenamento e meio ambiente, além da desvalorização do bairro.
José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…
A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…
Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…
Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…