Publicidade
Notícias

Ônibus e prefeitura na contramão

Publicidade

Uma verdadeira queda de braço entre a Prefeitura de Niterói e as empresas de ônibus, principalmente as do Consórcio Transoceânico, formado pelas empresas Pendotiba, Miramar, Fortaleza e Santo Antônio,  está prejudicando mesmo é os usuários. 

Quando da criação dos dois consórcios, no final do governo Jorge Roberto Silveira, cada um deles era obrigado a renovar a frota com 50 ônibus com piso baixo e ar refrigerado. O que não vem sendo feito porque os empresários alegam que a prefeitura descumpriu o acordo de manter uma tarifa diferenciada para os ônibus com ar condicionado.

Outra queixa é que na pista seletiva da Alameda São Boaventura, nos horários de grande movimento, fiscais do sistema viário é de trânsito a liberam para carros particulares, o que atrapalha e atrasa a circulação dos ônibus.

Com a construção da Transoceânica em andamento, os empresários já deveriam estar encomendando os ônibus BHLS, mais baixos e com portas dos dois lados, que fariam o trajeto da entrada do Engenho do Mato até  a Estação de Charitas. O que não está sendo feito, porque eles alegam que com a crise econômica estão perdendo passageiros e a prefeitura não está cumprindo a sua parte.

A prefeitura já construiu duas estações, a de Charitas e a do Engenho do Mato, e abriu concorrência para mais doze. Mas sem os ônibus com porta dos dois lados e piso baixo os passageiros estarão sujeitos a sofrer acidentes, sem falar na falta de acessibilidade para idosos e deficientes.

Ou a prefeitura e as empresas de ônibus se entendem ou o Ministério Público vai ter que entrar em ação para acabar com a picuinha de interesses, tanto de um lado como de outro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

2 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

2 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

2 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

3 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

4 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

5 dias ago
Publicidade