Uma verdadeira queda de braço entre a Prefeitura de Niterói e as empresas de ônibus, principalmente as do Consórcio Transoceânico, formado pelas empresas Pendotiba, Miramar, Fortaleza e Santo Antônio, está prejudicando mesmo é os usuários.
Quando da criação dos dois consórcios, no final do governo Jorge Roberto Silveira, cada um deles era obrigado a renovar a frota com 50 ônibus com piso baixo e ar refrigerado. O que não vem sendo feito porque os empresários alegam que a prefeitura descumpriu o acordo de manter uma tarifa diferenciada para os ônibus com ar condicionado.
Outra queixa é que na pista seletiva da Alameda São Boaventura, nos horários de grande movimento, fiscais do sistema viário é de trânsito a liberam para carros particulares, o que atrapalha e atrasa a circulação dos ônibus.
Com a construção da Transoceânica em andamento, os empresários já deveriam estar encomendando os ônibus BHLS, mais baixos e com portas dos dois lados, que fariam o trajeto da entrada do Engenho do Mato até a Estação de Charitas. O que não está sendo feito, porque eles alegam que com a crise econômica estão perdendo passageiros e a prefeitura não está cumprindo a sua parte.
A prefeitura já construiu duas estações, a de Charitas e a do Engenho do Mato, e abriu concorrência para mais doze. Mas sem os ônibus com porta dos dois lados e piso baixo os passageiros estarão sujeitos a sofrer acidentes, sem falar na falta de acessibilidade para idosos e deficientes.
Ou a prefeitura e as empresas de ônibus se entendem ou o Ministério Público vai ter que entrar em ação para acabar com a picuinha de interesses, tanto de um lado como de outro.
Morador da RO e vejo diversas incoerências na obra da Transoceânica para as quais não vejo nenhuma piedosa alma da prefeitura enxergar. O Banco do Brasil ,situado na rótula da Av. Central, tem uma imensa e inútil calçada feita talvez para os milhões de pedestres que por lá transitam . Enquanto isso carros param em plena curva não havendo uma explicação para a falta de vagas dispostas corretamente. Nesta mesma curva aumentaram a área daquela pracinha de tal forma que ao se dobrar na padaria Versales situações de risco acontecem todo o tempo pois a curva ficou estreita, carros cruzam para acessar o condomínio AMOLI, outros carros tentam achar algum lugar para acesso da ag. do Banco do Brasil . Para nós moradores desde muito naquela área é inexplicável tal obra lá executada. Como prova dessa incoerência dos gestores da obra peço que façam a comparação da imensa calçada do Banco do Brasil com a exígua faixa para pedestre situada ao lado do mercado Diamante! Outros exemplos incoerências existem ao longo dessa obra, sendo que muitos poderiam ser evitados pois parece que seus executores não se preocuparam em saber detalhes da região. Outro fato é que os operadores da NitTrans deveriam ser melhor protegidos pois trabalham em meio a poeira dos veículos sem uma mínima proteção facial além da exposição direta ao sol. Outra absurda incoerência desses gestores municipais e dos “estrangeiros” que para cá são contratados.
Essa é a pior gestão que Niterói já teve ….as obras não andam. Nao existe sinalização …acidentes ocorrem diariamente por causa do descaso da Prefeitura …ninguém na RO queria a transoceânica…. O Prefeito quer FORÇAR todos a andar de ônibus …ele reduziu 4 pistas pata apenas duas!!! A faixa agora fica junto ao meio-fio e vagas, reduzindo velocidade do tráfego!!! Tá tudo errado!!!
Pqp, olha o comentário do indivíduo… Viver em sociedade, em uma cidade, significa isso colega, estímulo ao transporte público, limitação de velocidade, ou seja, certas medidas destinadas à coletividade. É isso mesmo, quer poder “acelerar” no seu “possante”? Vai morar em outro lugar..
Cara o negócio serio TODOS se unir e protestar nem que se fosse no quebra- quebra , pra prefeitura revogar essa transoceanica e aquela via voltar a ter 4 pistas
É bem simples, rescinde a concessão e abre outra licitação para quem quiser…
Agora os alto falantes estavam funcionando. Percebi que havia uma voz feminina com acustica embolada reverberada zero de qualidade Sentido região oceanica.
Esse BHS é uma piada. Os ônibus nem vão ser articulados e ainda vão andar em fila indiana, mesmo quando entrarem nas estações, além de não cobrir a avenida central e a maior parte de Piratininga.
A prefeitura parece não conhecer como nós moradores da R.O costumávamos nos deslocar pois acabar com os retornos e a via auxiliar acabou com a facilidade de acessarmos o comércio e outros bairros aqui. Espero que o próximo prefeito refaça a pista como era antigamente.
Abre um novo consorcio só pra transoceanica. Vai gerar concorrência.
Adivinha quem ganha?
Qual a utilidade dos 256 alto falantes afixados nas paredes latetais dos túneis ida e volta ou vice versa?? Alto falantes tipo vendedores de pamonha. Segurança? Tocar reggae? Norma? Tocar sinfônica? Palanque?
Desde quando a prefeitura de Niterói, tem respeito pela vida ? O que acontece nesta tal de transoceânica é sempre o CAOS e cada um que se salve.
Caro Gilson, não há fiscais do sistema viário (lotados na Subsecretaria de Transportes) liberando o trânsito nas pistas seletivas da Alameda, pois isso é uma atribuição exclusiva dos agentes de trânsito da Subsecretaria de Trânsito de Niterói.
A Prefeitura de Niterói não gosta de idosos e deficientes. Simples assim