Publicidade
Notícias

Ong leva câmeras de Niterói para SG

Publicidade

Bandidos destroem câmeras no Jardim Catarina, em São Gonçalo (veja o vídeo mais abaixo)

Sem apoio da prefeitura de Niterói, a ong Viver Bem, que monitora por conta própria a cidade com mais de 200 câmeras de segurança, está transferindo parte de seus equipamentos para São Gonçalo. Felipe Reis, diretor da organização, diz ter disponíveis para levar para o município vizinho cem câmeras que a Viver Bem já desligou em Niterói. Aguarda somente a autorização da prefeitura gonçalense para operar naquela cidade em conjunto com a Polícia Militar.

_ Nosso projeto é interligar o 12° Batalhão de Niterói com o 7° BPM de São Gonçalo através do nosso sistema de telefonia e de transmissão de dados. Assim, as imagens das câmeras vão agilizar mais as operações policiais – diz Felipe Reis.

O centro de monitoramento da Viver Bem tem ajudado seguradoras a recuperar veículos roubados nas duas cidades. Um delegado da Polícia Civil disse que já identificaram a atuação de quadrilhas nas RJs 101 e 104. Bandidos levam os carros roubados para pontos dessas duas estradas. A polícia está fazendo um levantamento para desarticular esses bandos, afirmou o delegado que pediu para não ser identificado.

Felipe acrescenta que a Viver Bem não vai entrar em áreas de risco, como o Salgueiro ou o Jardim Catarina, em São Gonçalo, onde na semana passada seis homens fortemente armados destruíram câmeras instaladas em residências. Segundo o coronel França, comandante do 7° BPM, a ordem teria partido do traficante conhecido como Schumaker, que está proibindo moradores de instalar esse equipamento.

No vídeo feito pela câmera de um morador, vê-se o bando de criminosos dando tiros nos equipamentos de segurança, destruindo um a um. O traficante havia proibido os moradores de registrarem imagens nas ruas do Jardim Catarina, onde também são frequentes os assaltos.

Em Niterói, o tão decantado Centro de Informações e Segurança Pública (Cisp) opera com apenas 49 das 300 câmeras prometidas pelo prefeito Rodrigo Neves. Foram gastos R$ 20 milhões para a construção do Cisp e contratada a empresa espanhola de tecnologia El Corte Inglés, mas como não foi instalada nenhuma rede de internet exclusiva, fizeram uma gambiarra pendurando a transmissão de dados das câmeras na rede da UFF, que tem outra finalidade e que já é dividida com as secretarias de Saúde e de Educação.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

3 dias ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

4 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

1 semana ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 semanas ago
Publicidade