Oncologistas falam durante este mês em escolas e hospitais de Niterói sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A ação é promovida pelo CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) dentro da campanha Setembro Dourado.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tumores na infância e adolescência lideram o ranking de óbitos entre jovens de 0 a 19 anos no Brasil
Até o final de setembro, especialistas em oncologia pediátrica clínica e cirúrgica participarão das palestras em escolas de Niterói e no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho. O objetivo é levar informações sobre sinais e sintomas, diagnóstico precoce e tratamentos para professores, pais e responsáveis e profissionais da saúde que lidam com crianças e adolescentes.
“Vamos inserir as famílias e a comunidade escolar em uma trajetória que favoreça o diagnóstico precoce do câncer pediátrico, promovendo diálogos sobre a importância de conhecer as manifestações clínicas mais frequentes da doença. Quanto antes oferecermos assistência à criança com câncer, maiores serão as chances de cura, que podem ser superiores a 80%”, explica a dra. Giovanna Chinelli, coordenadora de oncopediatria do CHN.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os tumores na infância e adolescência líderam o ranking de óbitos entre jovens de 0 a 19 anos. Para cada ano do triênio 2023-2025, o número estimado de novos casos é de 7.930. Os tipos mais comuns são as leucemias, seguidas por linfomas e tumores do sistema nervoso central, a depender da faixa etária.
Alguns dos principais sinais aos quais os pais devem ter atenção são:
“No câncer infantojuvenil, a maior ferramenta de combate é amplificar o alcance da informação para conscientizar a população, alertando sobre os sintomas. Manter consultas e exames sempre em dia com o pediatra de confiança é a melhor chance de diagnosticar o tumor de forma precoce e melhorar a oportunidade de cura”, finaliza a oncopediatra.
Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…
Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…
O rugby exige disciplina, coletividade e resiliência dos atletas / Foto: Divulgação O Niterói Rugby…
Miro Arantes, Carlos Alberto Corrêa e o chef Rudney Paludo que, com sua equipe, preparou…
Osmar Buzin na festa surpresa pelos seus 70 anos preparada pelas filhas Bárbara e Bianca…
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…