O clima era alemão, desde a ornamentação, a bebida, a comida e a música típica, foi o que se viu na 1ª edição do Noi Oktoberfest, na Nostra Casa Della Birra, da cervejaria e restaurante de Itaipu. O ponto alto foi a degustação das cervejas de estilo alemão Rauchbier e Bock, produzidas no Noi Lab com a participação das cervejarias Dead Dog e W*Kattz, também niteroienses.
O mestre cervejeiro da Noi, Guilherme Zanin explicava que, com os também mestres das cervejarias niteroienses Dead Dog e W*Kattz, foram produzidas cervejas colaborativas com receitas da Rauchbier e da Bock, que seriam degustadas em primeira mão pelos aficionados das bebidas artesanais.
Esses dois tradicionais estilos de cervejas alemães foram descritos por Zanin: a Rauchbier, com malte defumado, combina com carnes em geral, principalmente a de porco. Já a Bock original, produzida no Norte da Alemanha, é escura, maltada, levemente adocicada, o que remete ao caramelo.
Os três cervejeiros diferenciaram essa tradicional bebida, introduzindo um ingrediente muito usado em nossa culinária, o gergelim, que agradou em cheio os degustadores.
Além dessas duas, estavam à disposição 11 rótulos que compõem o plantel cervejeiro da fábrica de Itaipu.
As cervejas harmonizavam com o cardápio servido na festa: joelho de porco, com chucrute e salada de batata Pretzel, croquete de carne, mix de salsichas, salsichão no palito, pastel gaúcho, torresmo, hambúrguer, batata frita. Na sobremesa, brownie feito com malte da cerveja Nera.
Bárbara Buzin, diretora da Cervejaria Noi, comentou a escolha do Nostra Casa Della Birra como local da realização da 1ª Noi Oktoberfest. “Quando reinauguramos o restaurante da fábrica em 2018, a ideia era ter um espaço para receber bem os visitantes da cervejaria. Semanalmente temos shows e noites muito animadas, mas agora vamos dar um passo além. Mudaremos a cara do restaurante para recebermos amigos e clientes na Noi Oktoberfest. Assim como nossa tradicional Feijoada de Carnaval, no Noi São Francisco, essa festa vai entrar para o nosso calendário. Será a primeira de muitas, sempre celebrando a cultura cervejeira em um clima superfamília”, disse Bárbara.